Boat’s House at Millstätter Lake / MHM architects

Boat’s House at Millstätter Lake / MHM architects - Mais Imagens+ 20

Seeboden, Áustria
  • Arquitetos: MHM architects; MHM architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
© Paul Ott photografiert

Descrição enviada pela equipe de projeto. A boathouse foi construída como um edifício solitário  do lado Seebodner à beira do lago Millstätter na Caríntia. A localização da construção é caracterizada pela linha de intersecção entre a água e o solo, diretamente na base de um declive íngreme no qual também os edifícios restantes do complexo da propriedade estão situados. Devido à sua posição elevada, as residências possuem uma visão ampla nas fachadas sul e oeste da residência.

© Paul Ott photografiert

Esta localização distinta fundamentada por um lado pelo desafio técnico complicado e de construção, porque precisava de 10 metros de comprimento de perfuração para atingir sua sustentação de peso do subsolo para a construção do porão. Esta abordagem, que, devido à conservação da natureza e notificações dos direitos da água, foi apenas possível através do uso de uma grade de base, uma barreira de óleo e de várias outras medidas desafiadoras.

© Paul Ott photografiert

Por outro lado, esta configuração também significou um elemento essencial formativo no desenvolvimento do projeto do edifício: o corpo de construção subdivide-se naquelas partes do edifício construído sobre a água e sobre o solo, a linha da costa original pode ser lida a partir dos dois materiais diferentes nas fachadas. Além disso, o desejo de uma casa que aparece crescendo, que no decorrer dos anos é permanentemente variável em sua aparência, ficou em primeiro plano: assim parece que o edifício, como um cinto de junco, cresce fora da água do lago.

© Paul Ott photografiert

Os componentes estabelecidos ao longo da água manifestam-se completamente em madeira, enquanto as estabelecidas em solo são envoltos numa embalagem de cobre expandido. Ambos os materiais selecionados, o larício siberiano não tratado, bem como os painéis de cobre naturais são submetidos a um processo natural de desgaste que proporciona ao edifício mudanças anuais na sua aparência, até que a madeira se transforme completamente cinza e os painéis de metal expandido sejam totalmente cobertos com a patina verde típica do cobre.

Fachada

A assinatura chave do recurso de design está "escondida" nas fachadas de madeira: por conta de uma proibição das autoridades, que proibiu uma passarela do lado de fora para atracação na garagem de barcos na fachada oeste (embora sempre tenha existido essa passarela no passado), um sistema de fachada de  elementos dobráveis integrados ​​foi desenvolvido. A singularidade destes elementos dobráveis reside no fato de, em contraste com os elementos dobráveis geralmente disponíveis, eles podem formar uma superfície completamente horizontal, passável. Na posição aberta estas portas formam a passarela eliminada pelas autoridades na fachada oeste. No piso térreo na fachada norte estabeleceram as passagens de entrada para os três ancoradouros de barco e também no piso superior uma plataforma sobre o lago. Além disso, as  portas dobráveis com infinitas variáveis ajustáveis  ​​também conduzem a uma impressão global constantemente iridescente do edifício.

© Paul Ott photografiert

A subdivisão espacial do edifício reflete a conversão estritamente funcional e  relacionada ao conforto do programa espacial: localizado no piso térreo está, ao lado dos três ancoradouros dos barcos, um para o de motor, um para um à remo e um para um barco à vela - a área de bem-estar. Os quartos desta  área, sauna e banho de vapor, assim como o vestiário, são designados para o espaço exterior e para o lago. Em contraste, o andar de cima com piso térmico acomoda os quartos para solário, treinamento de massagem e fitness, bem como uma cozinha para chá pequena e uma área de relaxamento. A seqüência de espaços é cercado  por um terraço generoso na qual a vegetação cultivada amplia o cinto de junco do margem do lago. Os três níveis são conectados por uma escada aberta que estabelece a conexão simbólica entre o azul do lago e do céu.

Corte

O observador atento vai reconhecer, que o projeto do edifício e arranjo do plantio das áreas externas claramente referencia aos elementos formadores dos edifícios e vegetação existentes, que se desenvolveram há muito tempo, sem imitar estes ou repeti-los indiferenciadamente. Ao fazer isso, este edifício estilisticamente moderno conclui o desenvolvimento arquitetônico do imóvel, que já se estende por várias décadas, de uma forma contemporânea.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Boat’s House at Millstätter Lake / MHM architects" [Boat’s House at Millstätter Lake / MHM architects] 24 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-88783/boats-house-at-millstatter-lake-slash-mhm-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.