Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A finalidade deste projeto de iluminação de MUKA Arquitectura consiste em dotar o castelo e outros monumentos de Buitrago del Lozoya de uma instalação de iluminação artística que enfatize a presença destes ícones arquitetônicos na paisagem noturna de Buitrago, assim como a incorporação de um sistema de iluminação de emergência para a evacuação das 1.700 pessoas que podem circular.

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Fachada, ArcoIluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Imagem 4 de 15Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - ArcoIluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Imagem 7 de 15Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Mais Imagens+ 10

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Imagem 6 de 15
© Ricardo Santonja

Trata-se de uma intervenção de adequação urbana que dota o pátio de armas do castelo de um novo caráter noturno, convertendo-o em um espaço único para celebrar todo tipo de espetáculos e atos culturais. Pretende-se assim promover uma nova oferta cultural em Buitrago dirigida não somente aos seus habitantes, mas também aos turistas e visitantes.

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Imagem 4 de 15
© Ricardo Santonja

Buitrago del Lozoya é um pequeno município ao norte da Comunidade Autônoma de Madrid em plena Sierra de Guadarrama. É o único povoado de toda a comunidade que conserva íntegro seu antigo recinto murado, de origem árabe do século XI e restaurado no século XV. Buitrago del Lozoya conta com outros ícones arquitetônicos como o castelo gótico-mudejar de los Mendoza, que data do século XV e a igreja de Santa Maria del Castillo, realizada em 1321 no mesmo estilo.

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Tijolo
© Ricardo Santonja

O projeto se resolve com um anel metálico perimetral, como uma calha, que se apoia na arquibancada existente e por ela que é executada a instalação elétrica que dá serviço aos focos instalados no perímetro interno do castelo. A calha adequa-se e enfatiza a disposição circular da arquibancada devido ao seu antigo uso como plaza de toros para os festejos municipais na primeira metade do século XX. Esta geometria permite reduzir os metros lineares de cabeamento ao mínimo e uma distribuição radial das derivações individuais a cada um dos focos. O elemento auxiliar de cabeamento se integra a própria forma ao desenvolver a mesma altura que a primeira arquibancada, finalizando o piso existente.

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Imagem 9 de 15
© Ricardo Santonja

A chapa perfurada da calha de aço corten permite a instalação de uma tira contínua de LED como parte do sistema de iluminação ambiente e de emergência ao conectar-se a um SAI (sistema de Alimentação Ininterrupta). Este sistema de iluminação minimiza o impacto ambiental da intervenção, já que permite uma economia energética entre 80 e 90% e além disso tem uma duração de até 100.000 horas, o que implica por sua vez em uma grande economia em reposição. Além disso é composta por 96% de material reciclado, convertendo-o em um dos sistemas de iluminação menos danosos ao meio ambiente. As quatro esquinas do Castelo se enfatizam com as colunas de luz instaladas, do mesmo material que o próprio anel, aportando umas dimensões mais domésticas para a escalado edifício, cujas dimensões são distorcidas ao perder os compartimentos intermediários e ao aumentar o Pátio de Armas.

Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura - Fachada
© Ricardo Santonja

Trata-se de uma atuação cujo objetivo é dotar este inigualável complexo arquitetônico de uma iluminação de caráter funcional e ornamental mediante um sistema dinâmico, que da mesma forma que a luz do dia, está a mudar, variando, gerando um jogo cromático e de luzes e sombras que variam o aspecto do edifício e nossa percepção do mesmo, enfatizando o caráter mágico e o peso da história de Buitrago del Lozoya.

Sobre este escritório
Cita: "Iluminação do Castelo Buitrago del Lozoya / MUKA Arquitectura / MUKA Arquitectura" 22 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-88670/iluminacao-do-castelo-buitrago-del-lozoya-slash-muka-arquitectura-slash-muka-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.