Reforma de casa em Bellaterra / YLab

Reforma de casa em Bellaterra / YLab - Mais Imagens+ 8

Cerdanyola del Vallès, Espanha
  • arquitetos: YLAB arquitectos; YLAB arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  442
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
Cortesia de YLab Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação de uma moradia unifamiliar e seu espaço ao ar livre localizado na bela área residencial de Bellaterra, em Cerdanyola del Vallès, perto de Barcelona e nos arredores do parque natural Collserola.

© Ivan Raga

Os proprietários, uma família que ama interiores claros e espaçosos, comprou a propriedade por causa de suas vistas fantásticas, mas sabia desde o início que a casa precisava de uma reforma radical que iria transformar o edifício e seu exterior.

© Ivan Raga

A propriedade original, localizada em um terreno com uma inclinação forte, consisti de uma casa de 442 m2 divididos em dois andares e um nível subterrâneo. Tanto o jardim e a casa foram mostrando problemas consideráveis ​​que tiveram de ser resolvidos. A casa tinha um volume de trabalho muito irregular e angular de tijolos, com varandas e janelas de vários tamanhos e conexões exteriores pobres. E os espaços exteriores foram mal concebidos, com um quintal que estava em um nível muito mais baixo do que a casa e acabou em tal inclinação que era muito difícil de usar ou desfrutar. Finalmente, a distribuição interna era estreita e escura, com diferentes tipos de quartos pequenos e corredores longos.

Cortesia de YLab Arquitectos

A proposta visa a unificar o aspecto exterior da casa. Para conseguir isso, as dimensões das varandas e janelas existentes foram ajustadas e algumas novas janelas foram abertas para permitir a luz do dia inundar dentro da casa. No lado norte, a fachada da frente, que estava quase cega e tinha uma varanda estreita e inútil, exigiu uma uma intervenção mais radical. Para isso, o pórtico foi eliminado e o nível de fachada foi movido para a frente que ocupa o espaço de varanda e tornando a sala maior. Uma grande janela de madeira niangon de 13 metros aparece em seu lugar, integrando a porta de acesso e conectando a sala com o jardim da frente.

Cortesia de YLab Arquitectos

No quintal, uma série de terraços foram criados como uma extensão da casa, para suavizar a inclinação do terreno e fazer todos os jardins utilizáveis. O primeiro terraço situa-se no nível do chão da casa, coberto com arbusto e pedra martelada Sabbia natural e parcialmente em balanço sobre um terraço de madeira Ipê e uma piscina infinita. Uma escada de madeira leva até o jardim com terraço, fechado para a parede de pedra Sabbia da piscina.

Cortesia de YLab Arquitectos

Em relação à distribuição interior, a proposta escolheu esvaziar o interior da casa e oferecer um programa contemporâneo novo e funcional, a criação de grandes espaços formados por diferentes ambientes interligados, com grandes portais centrais de acesso e comunicação vertical que se juntam os espaços em ambos os lados sem o uso de corredores.

plantas

O piso térreo é formado por uma grande sala de estar com área de jantar, sutilmente separados por uma grande lareira de pedra Sabbia natural, e uma cozinha na parte de trás. A sala se abre para o terraço de trás através de grandes portas de vidro deslizantes que podem ser totalmente escondidas dentro da fachada, e também para o jardim da frente através da grande janela de madeira. O resultado é um espaço interno muito luminoso com muitas ligações visuais com o espaço exterior. Nesse mesmo andar, do outro lado do vestíbulo de entrada, há um espaço mais privado contínuo formado por uma sala de estar, um escritório e uma sala de música, que pode ser separada do resto por duas grandes portas deslizantes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:bairro Bellaterra em Cerdanyola del Vallès, Barcelona

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reforma de casa em Bellaterra / YLab" [House rehabilitation in Bellaterra / YLab] 20 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-88279/reforma-de-casa-em-bellaterra-slash-ylab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.