Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes

Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 3 de 8Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 4 de 8Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 2 de 8Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 5 de 8Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Mais Imagens+ 3

Saint-Denis, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2480
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Cecile Septet, via Ateliers O-S architectes
Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 2 de 8
© Cecile Septet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa esquina da cidade de Saint-Denis, o terreno enfrenta e conecta diferentes escalas urbanas: novos apartamentos residenciais à oeste, residências suburbanas no estilo 'townhouses' ao norte , uma escola à leste e um centro esportivo ao sul, oferecendo vistas ao longe.

Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 3 de 8
© Cecile Septet

O projeto de 30 habitações sociais é organizado num denso volume, a força dum diálogo entre os arquitetos heterogêneos da vizinhança. A forma dos volumes molda o projeto em linhas verticais, cujas alturas variam entre três e cinco pavimentos. 

Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 4 de 8
© Cecile Septet

Os apartamentos são organizados em volta de duas circulações verticais, restringindo os espaços de circulação em favor do espaço habitável. Muitos dos apartamentos possuem várias orientações, graças à diferentes situações oferecidos pelo edifício. Cada apartamento tem um espaço externo, um volume negativo em relação às fachadas. Fachadas em primeiro plano são revestidas de tijolos pretos, enquanto que as fachadas de volumes recuados são brancas. Galerias ao Sul e à Leste são abrigadas por tubos de alumínio verticais que também servem como balaustrado. As janelas formam a padronagem da fachada, destacadas com molduras em pedra.

Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 5 de 8
© Cecile Septet

As plantas dos apartamentos foram otimizadas para reduzir a superfície dos corredores. Aberturas generosas iluminam todos os cômodos, incluindo as cozinhas, O projeto é parte de uma abordagem ambiental, respeitando o objetivos de THPE 2010 e o certificação CERQUAL Perfil A. Para alcançar esses objetivos, isolamento térmico do edifício é reforçado e todos os fenômenos de pontes de calor são reduzidos. A construção compacta também minimiza a perda de calor. O projeto se vale da vantagem do ganho solar relacionado à orientação do terreno, e busca uma resposta simples para as questões de desenvolvimento sustentável e para um contexto urbano particular. É um projeto ambicioso por parte de um empreendedor de habitações populares que transformou uma comissão ordinária para gerar residências de qualidade com espaços de estar generosos.

Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes - Imagem 6 de 8
via Ateliers O-S architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitações Saint Denis / Ateliers O-S architectes" [Saint Denis Housing / Ateliers O-S architectes] 19 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-87912/habitacoes-saint-denis-slash-ateliers-o-s-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.