ELEMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo

No último dia 26 de novembro, no GAM (Centro Cultural Gabriela Mistral) em Santiago do Chile, foi lançado o último livro de Elemental, grupo formado em 2001 pelo arquiteto Chileno: Alejandro Aravena. O título do livro é 'EMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo', ainda sem tradução para o português.

'Este livro é basicamente um documentário: faz um apanhado da experiência de Elemental seguindo uma ordem cronológica, desde nosso começo como uma iniciativa orientada para a melhor qualidade da habitação social, até os projetos na escala de cidades completas em que estamos trabalhando atualmente'.

Mais sobre esta publicação em seguida.

'Além dos projetos propriamente ditos, é retratado também a história pessoal por trás da Elemental, as condições da política habitacional dentro das quais aceitarou trabalhar, as distintas estruturas adotadas para financiar nosso tempo e as estratégias de participação comunitária, para citar algumas das dimensões de nossa ação'.

Cortesía de ELEMENTAL
Cortesía de ELEMENTAL
Cortesía de ELEMENTAL
Cortesía de ELEMENTAL

'No começo do livro o leitor encontrará, em poucas palavras, algumas conclusões dos que nos parece relevante definir no momento de propor habitação social. Logo, para encerrar, se oferece um resumo operativo destas mesmas conclusões. Quem quiser um atalho pelo livro, pode ler o início e o final. Tudo o que existe entre eles não é mais do que detalhe, o mais honesto possível, do caminho que nos levou a tais condições'.

Cortesía de ELEMENTAL
Cortesía de ELEMENTAL
Cortesía de ELEMENTAL

Textos por Alejandro Aravena e Andrés Iacobelli

Cortesía de ELEMENTAL

Tabela de Conteúdo

Introdução

Linha do Tempo Elemental

I. Qual é o ponto? O problema da Habitação Social em Poucas Palavras

II. Principios da Elemental 

III. Marco de Operação. Política Habitacional e Regras do Jogo

IV. O primeiro Caso Elemental. A Quinta Monroy em Iquique

V. Concurso Mundial de Arquitetura Elemental 

VI. Os 7 Projetos Ganhadores

VII. Novos Projetos

VIII. Lições de Socialização. Recomendações para o Desenho Participativo

IX. Lições Estruturais

X. Lições de Arquitetura. Manual de Desenho para a Valorização da Habitação

Cortesía de ELEMENTAL
Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "ELEMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo" [ELEMENTAL: Manual de Vivienda Incremental y Diseño Participativo] 16 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-87137/elemental-manual-de-vivienda-incremental-y-diseno-participativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.