Casa Bujang-li / Oh Jongsang

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 2 de 31Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 5 de 31Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 15 de 31Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 19 de 31Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Mais Imagens+ 26

Chungcheongnam-Do, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Oh Jongsang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Oh Jongsang
Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 5 de 31
© Oh Jongsang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira impressão de quem vista o local é estranha e sombria. A antiga casa solitária no campo de colheira. Casas foram espalhadas esparsamente pelo grande campo.

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 6 de 31
© Oh Jongsang

O cliente buscava modificar a antiga casa térrea, que fora construída por ele mesmo sem projeto prévio, tornando-a uma aconchegante casa rural. O único pedido foi uma "casa que não fosse fria", já que ele havia morado em uma casa sem isolamento térmico algum. Eu supus que ele esperaria que uma casa quente fosse construída com telhas vermelhas e tijolos, como o habitual. Entretanto, eu tinha algumas dúvidas. 

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 4 de 31
© Oh Jongsang

Eu imaginei isso... No verão, uma casa elegante sobre um tapete de veludo verde. Em dias de outono, um volume forte permanece firme envolto pelas suaves ondas douradas da estação. De todo modo, eu estava certo em projetar uma "casa que não fosse fria", o único pedido do cliente.

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 7 de 31
© Oh Jongsang

Embora estivesse bastante nervoso devido às preocupações sobre a nova casa, que era muito estranha para as outras pessoas do vilarejo, ele estava começando a gostar da estranha casa, sendo apoiado pelos seus filhos, que também gostavam dela. Eu percebi isso através da mudança de suas expressões faciais, variando de insatisfação para um sorriso acolhedor, mesmo que ele não expressasse isso abertamente.

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 10 de 31
© Oh Jongsang

A casa Bujang-Li é composta por um pavimento térreo destinado ao casal e um segundo pavimento para as crianças que os visitam ocasionalmente. Os pavimentos são separados, portanto a escada passa por fora da casa. Eu busquei conceber o segundo pavimento, que será utilizado esporadicamente, como uma outra casa, ou vizinho, mesmo que ambas façam parte da mesma casa.

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 9 de 31
© Oh Jongsang

No segundo pavimento há apenas um ambiente e a maior parte dele é aberta para fora, como terraços. É agradável observar dali o enorme campo ao redor. Quando me coloco sob a sombra do telhado, posso ver o céu e sentir o vento soprando de todas as direções. Eu espero que este lugar se torne um espaço para múltiplos usos onde se possa fazer refeições, descansar, secar pimentas e realizar festas.

Os trabalhadores não exitavam em repousar neste lugar, fugindo do calor após o almoço, quando estavam construindo a casa no verão particularmente quente dessa região. Eu fiquei bastante contente, como arquiteto, vendo algum lugar ser utilizado de acordo com a intenção inicial.

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 8 de 31
© Oh Jongsang

Agora a construção está pronta e o cliente está começando uma nova vida em sua nova casa. Eu espero que esta casa não seja "apenas não fria", mas uma casa "tão boa quanto não fria" .

Casa Bujang-li / Oh Jongsang - Imagem 22 de 31

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bujang-li / Oh Jongsang" [Bujang-li House / Oh Jongsang] 20 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-85830/casa-bujang-li-slash-oh-jongsang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.