Cinema e Arquitetura: “Paris, Eu te Amo”

Nesta semana, na seção Cinema e Arquitetura não indicaremos um filme em si, mas sim uma série de pequenos filmes que se fundiram em um só: “Paris, Eu te amo“. Trata-se de vinte curta metragens, cada uma representando os 20 arrondissements – distritos de Paris que foram filmadas para mostrar a capital francesa em suas múltiplas identidades (no final, apenas 18 fazem parte do corte). O trabalho é uma tentativa interessante de usar o cinema para representar as várias facetas de uma área urbana metropolitana, explorada de diferentes maneiras. Afinal, vemos uma cidade de acordo com nossas percepções e experiências dentro dela.

Você já andou pelas ruas de Paris? “Paris, Eu te amo” captura suas experiências de bairros parisienses? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Cenas do Filme “Paris, Eu te Amo”

INFORMAÇÕES

Título Original: Paris, Je T’Aime
Ano: 2006
Tempo: 119 min.
País: França, Alemanha
Diretores: Joel e Ethan Coen, Isabel Coixet, Gus Van Sant, Gérard Depardieu, Alfonso Cuarón, Vincenzo Natali, Olivier Assayas, Frédéric Auburtin
Roteiro: Emmanuel Benbihy, Bruno Podalydès
Trilha Sonora: Pierre Adenot, Christophe Monthieux, Leslie Feist, Reinhold Heil, Johnny Klimek, Marie Sabbah e Tom Tykwer
Elenco: Gaspard Ulliel, Catalina Sandino Moreno, Sergio Castellitto, Miranda Richardson, Leonor Watling, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Nick Nolte, Maggie Gyllenhaal, Fanny Ardant, Wes Craven, Elijah Wood, Alexander Payne, Natalie Portman, Gérard Depardieu, Bob Hoskins, Ben Gazzara, Steve Buscemi

Cenas do Filme “Paris, Eu te Amo”

SINOPSE

“Paris, Eu te amo” é uma Paris vista através dos olhos de aclamados diretores, cada um deles nos conta uma história que acontece nos diferentes distritos de Paris. O resultado é uma série de histórias sobre a alegria, a separação, os encontros inesperados e estranhos, e, sobretudo, sobre o amor. É olhar para esta cidade de uma forma que nunca foi imaginada e entender por que Paris é a cidade mais romântica do mundo.

Cenas do Filme “Paris, Eu te Amo”

Para a realização de “Paris, Eu te Amo” foi solicitado um bom grupo de produtores internacionais que narram uma história sobre um encontro romântico na Cidade da Luz. Paris possui uma história cinematográfica muito rica mas, ao invés de olhar para o passado, a intenção de todos os diretores foi a de refletir a cidade como se apresenta atualmente, prescindindo por completo da ideia de “imagem de postal” inerente a Paris para revelar aspectos nunca antes mostrados no cinema. “Paris, Eu te Amo” reflete uma variada mescla de classes sociais, gerações, culturas e ambientes.

Cenas do Filme “Paris, Eu te Amo”

A maioria dos diretores envolvidos no projeto não são de Paris, e seus filmes, em consequência, captam tanto a realidade contemporânea de Paris como algo do encanto que sentem como estrangeiro quando visitam a cidade. A curiosidade os faz ir para cantos da urbe que seus colegas franceses não consideraram explorar. Por fim, é apresentada uma visão de Paris que surpreende até mesmo àqueles que a conhecem bem, ao mesmo tempo que é reforçado o status do lugar como cidade do amor.

Cenas do Filme “Paris, Eu te Amo”

TRAILER

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Cinema e Arquitetura: “Paris, Eu te Amo”" 14 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-85691/cinema-e-arquitetura-paris-eu-te-amo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.