Las Torres / Hierve-Diseñeria

Las Torres / Hierve-Diseñeria - Mais Imagens+ 74

Cuautitlán Izcalli, México
  • Arquitetos: Hierve-Diseñeria; Hierve-Diseñeria
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Rafael Gamo, Courtesy of Hierve-Diseñeria

Descrição enviada pela equipe de projeto. Las Torres é um projeto de habitações para classe média que conta com 50 apartamentos e 10 casa. O projeto se localiza em Cuautitlán Izcalli, na periferia norte da Cidade do México.

© Rafael Gamo

O conceito do projeto consiste em conectar o edifício com a paisagem natural de solo vulcânico, chamado tepetate. Este material se encontra ao redor do local e nas colinas que o cercam e tem uma qualidade física forte, porém nobre, que merece ser conservada e respeitada.

© Rafael Gamo

Este conceito vai em direção contrária às estratégicas convencionais de urbanização, em que a modernidade sobrepõe tudo, esquecendo e apagando sua relação com a paisagem natual.

© Rafael Gamo

O projeto se encontra em um terreno triangular de 3.112m² e inclui três torres de apartamentos, com um bloco onde se situam todas as casas, um pátio central, um pátio posterior, um estacionamento coberto e outro ao ar livre (ambos com capacidade para 120 vagas), e duas entradas (uma para veículos e outra para pedestres) com controle de segurança em cada uma.

© Rafael Gamo

Cada uma das 10 casas tem superfície construída de 115m², com duas plantas de incluem: uma pequena varanda, um pátio privado, cozinha, sala, lavabo, 2 banheiros e 3 quartos. Internamente, os espaços foram projetados para ser o mais amplo e iluminados possível, por isso, cada casa possui duas clarabóias e poucas paredes divisórias. O quarto principal conta com uma floreira em balanço para fora da varanda, trazendo uma sensação de intimidade e um toque de natureza ao interior.

© Rafael Gamo

Os apartamentos têm superfície construída de 92m² e incluem: cozinha, sala, dois banheiros completos, e a opção de escolher entre dois ou três quartos. Todos os apartamentos em planta baixa contam com amplos terraços privados que garantem iluminação natural e privacidade à cozinha, sala e um dos quartos. Mais uma vez, o espaço interior é o mais amplo possível, com uma boa iluminação natural, ventilação e vistas para a paisagem do entorno. Existem alguns apartamentos com configurações especiais que incorporam tetos mais altos ou pequenos balcões.

© Rafael Gamo

O pátio principal funciona como uma zona central entre as duas torres principais e o bloco de casa. Conta com um grande espaço aberto, um muro de tepetate natural e cinco grandes floreiras de cor rosa, onde está plantado um jacarandá. Além disso, estas floreiras servem para ventilar o estacionamento que se encontra na parte inferior e como uma área de descanso com bancos.

© Rafael Gamo

Devido às restrições financeiras do projeto, considerou-se o sistema estrutural mais simples possível, com empenas estruturais por toda a parte, exceto no espaço do estacionamento coberto, onde há pilares e vigas de concreto armado. Os edifícios têm acabamento em tepetate natural e reboco nas cores rosa e avermelhado.

© Rafael Gamo

Todo o projeto foi concebido como uma entidade unificada, bem enraizada, que joga e que de alguma maneira busca alcançar o céu. Tendo em vista o grande caos e os problemas da Cidade do México, realmente esperamos que as pessoas que vivem neste projeto possam ter dignidade, segurança, conexão com o entorno, amplitude e alegria, que de alguma maneira possam melhorar sua qualidade de vida e elevar seus espíritos.

Courtesy of Hierve-Diseñeria

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cuautitlán Izcalli, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Las Torres / Hierve-Diseñeria" [Las Torres / Hierve-Diseñeria] 06 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-84958/las-torres-slash-hierve-diseneria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.