Chamada de estudantes e jovens arquitetos para o desenvolvimento de espaços públicos no Complexo do Alemão

Chamada para estudantes e jovens arquitetos: ajude a formalizar uma iniciativa dos residentes e desenvolver espaços públicos na Alvorada, no Complexo do Alemão!

O coletivo de artistas holandeses Cascoland está trabalhando com moradores da Alvorada, no Complexo do Alemão, em um projeto de ativação de espaços públicos através da participação moradores.

Em reunião e conversas no local, encontramos um caso interessante de iniciativa popular, que visa o desenvolvimento da área, e que precisa urgentemente da ajuda de profissionais para ser formalizada. Talvez você, ou um grupo de amigos, esteja interessado em assumir este desafio para ajudar a desenvolver um caso real de iniciativa dos residentes para a transformação de uma comunidade vibrante!

O caso dos moradores:

Ao construir o Teleférico, casas e terrenos na Alvorada foram evacuados. Os espaços foram deixados parcialmente demolidos e estão se tornando locais de concentração de lixo, atividades ilegais e outros fenômenos indesejáveis. No momento, não está claro se as autoridades têm um plano para o seu desenvolvimento.

Ao conversar com a Associação de Moradores, descobrimos que estes têm ideias específicas sobre o desenvolvimento dessas áreas. Eles não querem esperar os planejadores oficiais para implementar um conceito ou projeto de fora para dentro em seu bairro, mas sim entrar na discussão sobre o futuro desenvolvimento da área.

Assim, as ideias para o desenvolvimento estão lá - o que falta é "plano" oficial que consista de um inventário onde estas idéias produzidas baixo para cima estejam traduzidas em um mapa da área.

Este é o lugar onde o seu conhecimento é urgentemente necessário! Este tipo de envolvimento dos residentes deve ser apoiado para se chegar a soluções valiosas para nossas cidades no futuro!

Seu envolvimento seria sobre uma base voluntária, mas podemos oferecer-lhe espaço de trabalho na Alvorada e acesso a uma extensa rede de moradores e iniciativas. Por favor, venha e fale conosco!

Se você estiver interessado contate:

Cascoland Rio 2012
Roel Schoenmakers
Cascoland Alemão, Rua da Assembléia, 19 - Alvorada, Complexo do Alemão
6725 1342 
info@cascoland.com

ou

Studio-X Rio
Praça Tiradentes, 48 – Centro
2507 8505
studioxrio@columbia.edu

Via Studio-X Rio

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Chamada de estudantes e jovens arquitetos para o desenvolvimento de espaços públicos no Complexo do Alemão" 05 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-84732/chamada-de-estudantes-e-jovens-arquitetos-para-o-desenvolvimento-de-espacos-publicos-no-complexo-do-alemao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.