Escola da Cidade encerra o ano com palestra do estúdio Al Borde

A Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura de Urbanismo encerra o ano letivo de 2012 com uma aula aberta do Estúdio de Arquitetura equatoriano, Al Borde , em 11 de dezembro, às 19 horas, no auditório da Aliança Francesa.

Os arquitetos David Barragan e Pascual Gangotena, que fundaram o Al Borde em 2007, vão ministrar palestra falando sobre os projetos deste estúdio colaborativo e experimental, que se concentra em resolver necessidades reais com base no material disponível, sejam recursos sociais, ou materiais físicos.

O coletivo realiza o trabalho a partir da complexidade específica do problema, mas com uma perspectiva integral, uma exploração que os levou a interdisciplinares colaborações com músicos, artistas, designers, publicitários, etc. A força de suas construções está enraizada em sua engenhosidade projetual de unir respostas arquitetônicas objetivas a percepções subjetivas do usuário, resultando em sistemas construtivos híbridos que combinam o tradicional com o contemporâneo, integrando também a direção de energias sociais e comunitárias para realizar suas obras.

O Al Borde tem ministrado conferências e workshops nacionais e internacionais e recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos, dentre os quais se destaca, em 2012, o Schelling Architecture Prize 2012, promovido pela Fundação Schelling Architecture da Alemanha, que promove e atribui prêmios às contribuições para a teoria e história da arquitetura. Também recentemente foram premiados na XVIII Bienal Panamericana de Quito , com um prêmio Nacional e outro Internacional.

Esta palestra, que é gratuita e aberta ao público, encerra as atividades do ano letivo da Escola da Cidade. David Barragan e Pascual Gangotena foram convidados pelo curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, que discute, por meio da arquitetura, a formação cultural dos países da América, a partir da própria condição geográfica e histórica.

O último módulo discutido pela pós, em 2012, tratou do Equador e, para 2013, a proposta será estudar os países Venezuela, Argentina, Chile e México. Voltado a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema, o curso tem a ideia de refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro de 2013 no site da Faculdade.

Os professores coordenadores da pós-graduação e organizadores do evento, Fernando Viégas e Alvaro Puntoni, destacam a importância desta aula aberta pela troca de experiências. “É uma oportunidade de refletirmos sobre a prática profissional, redefinindo-a contemporaneamente a cada trabalho, através das escalas e possibilidades. São questões universais estabelecidas a partir de uma realidade, de um lugar”.

Local: Auditório da Aliança Francesa - Rua General Jardim, n.º 182 (próximo ao Metrô República).
Data: Terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Horário: 19 horas
Mais informações: www.escoladacidade.edu.br 
Gratuito
Aberto ao público

Assessoria de Imprensa
Camila Regis
assessoriadeimprensa@escoladacidade.edu.br
Tel.: (11) 3258-8108 / Ramal 231

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade encerra o ano com palestra do estúdio Al Borde" [Escola da Cidade encerra o ano com palestra do estúdio Al Borde] 05 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-84726/escola-da-cidade-encerra-o-ano-com-palestra-do-estudio-al-borde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.