Archifest Zero Waste Pavilion / WOW Architects

Archifest Zero Waste Pavilion / WOW Architects - Mais Imagens+ 9

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do WOW Arquitetos, Warner Wong Design, foi selecionado ao longo de quatro escritórios finalistas em uma competição para projetar e construir o primeiro Pavilhão pra o Cingapura Archifest de 2012. O “Wonder|Wall”é um pavilhão de resíduos zero que reutiliza materiais de uma novaforma para funções extraordinárias e para encantar-nos e inspirar os corações e mentes que estarão no RethinkSingapure.

© Aaron Pocock

Especificidade do terreno
O projeto do pavilhão foi uma resposta para a dualidade do terreno. Por um lado, o monte FortCanning, uma vez conhecida como a "Forbidden Hill" (Colina Proibida), ainda mantém o seu carácter, calmo e sereno, quase mítico. Diretamente oposto está o Clarke Quay, vibrante e repleto de pessoas e atividades. E no meio, o Foothills, que já foi uma colmeia de atividades sociais com a piscina pública e o Teatro Nacional. O pavilhão visa incorporar a dualidade entre as duas áreas, com a sua pele permeável. A teia ondulante inspira curiosidade e espanto. Em determinados ângulos, a membrana parece quase sólida como uma parede, e ao mover-se ao longo dela, um efeito "moiré" é criado devido ao revestimento duplo em torno da estrutura. Quando vista na perpendicular, a membrana parece totalmente transparente e se funde com os edifícios circundantes e a paisagem.

© Aaron Pocock

Zero resíduos, construtividade e pós-construção
O desperdício zero e a estratégia construtiva foram desenvolvidos em torno de dois rápidos sistemas altamente implantáveis e reutilizáveis. O primeiro é a estrutura principal, composta por sistemas caixa-treliça desenvolvidos para a corrida Formula One Night e o National Day Parade. O segundo é uma malha de polímero desenvolvida para o controle de inclinação que tem atributos únicos que melhoram a usabilidade e a interação do espaço; a membrana e seu sistema podem ser reutilizados em torno de Fort Canning para o controle da inclinação da erosão. A estratégia de resíduos zero considera o tempo, materiais, custos e a vida da dos elementos.O sistema de caixa-treliça, incluindo a cobertura, toma no máximo cerca de 7 dias para ser desenvolvido. A membrana demora no máximo cerca de 3 dias para se instalada. No total, o período necessário para a montagem do Wonder|Wall seria de 10-15 dias. A membrana celular, uma vez retirada pode ser reutilizada para as seguintes funções:

© Aaron Pocock

Arquitetura  como programa – Envolvendo o público
Normalmente usada como uma tecnologia de controle do solo, a membrana recebe um novo uso como superfície da asa vertical na qual se pode projetar, inserir, interagir e se envolver com o público. Seminários sobre Agricultura e Estratégias de resíduos zeropodem ser realizados utilizando a membrana Versiweb como uma superfície de exibição. A natureza celular do sistema de malha também forma "bolsões" de espaço íntimo ou ameias em que as sementes de pensamento são propagadas e nutridas.

© C3M Studio

1- Cartões postais da Archifestforam distribuídos aos visitantes na entrada no qual, estes são estimulados a publicar pensamentos, ideias e memórias nos "bolsos" para serem compartilhados e lidos por todos.
2- Uma das inspirações iniciais para o pavilhão foi a humilde esteira de palha, para se alcançar uma atmosfera semelhante a um parque. As esteiras de palha são inseridas nos "bolsos" da membrana para incentivar os visitantes a sentar e conversar, contar histórias e partilhar experiências.
3- Toda a Wonder|Wall é uma fazenda urbana com plantas de pequena folhagem com geo-têxteis raízes embrulhadas e um meio de plantio hidro-gel inserido nas células.


© Aaron Pocock

O diretor do WOW, James Tan, que liderou a equipe de projetocomentou, “o objetivo do WOW como sempre foi o de desafiar e explorar maneiras novas e inovadoras para a criação de espaços experimentalmente ricos que sejam ambiental e economicamente sustentáveis para todos os nossos projetos. No projeto do pavilhão, um material simples (Versiweb) foi usado para criar espaços interessantes e intrigantes que atenderam a todos os requisitos da competição. O Versiweb forma uma pele permeável para o pavilhão, permitindo a ventilação natural, ao mesmo tempo em que fornece abrigo do sol e da chuva”. Quando visto em diferentes ângulos, o Pavilhão parece desaparecer e se fundir com o ambiente.Ao se caminhar ao lado do Pavilhão, um "efeito moiré" é criado devido ao efeito de camadas da dupla camada. O desenho do Pavilhão também é destinado a ser uma "plataforma altamente interativa" para as atividades do Archifest. 

Courtesy of WOW Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Archifest Zero Waste Pavilion / WOW Architects" [Archifest Zero Waste Pavilion / WOW Architects] 02 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-84032/archifest-zero-waste-pavilion-slash-wow-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.