Mediateca Lons le Saunier / du Besset-Lyon Architectes

Mediateca Lons le Saunier / du Besset-Lyon Architectes - Mais Imagens+ 30

Lons-le-Saunier, França
  • Arquitetos: du Besset-Lyon Architectes; du Besset-Lyon Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotógrafo:Philippe Ruault, Courtesy of du Besset-Lyon Architectes
© Philippe Ruault

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os edifícios existentes: a igreja, o Hotel de Balay e a parede da prisão formam uma impressionante rede urbana composta de linhas simples, superfícies minerais e grandes massas imponentes. Infelizmente, a relação que estes três construções mantêm não pode ser experimentadas a partir da rua. E obviamente, um quarto elemento é necessário no lado norte para completar a estrutura urbana.

© Philippe Ruault

O elemento que falta é a biblioteca/cinema. O novo edifício tem a cortesia da curva em si, a fim de poupar um lugar público que se abre na rua. Uma respiração urbana é criada, e é muito bem-vinda num contexto construído muito denso.

© Philippe Ruault

Como seus vizinhos, as linhas do novo edifício são simples, sua matéria é mineral (concreto) e sua presença é afirmada sem acordos supérfluos de volumes e materiais.

© Philippe Ruault

Ele desenha a sua força e sua estranheza devido ao fato de que ele mantém uma relação ativa com seus vizinhos. Assim, a curvatura de sua fachada sul aborda uma resposta direta à grande inclinação do telhado de ardósia da igreja, a curva de seu plano constitui uma conexão natural entre a Rua dos Cordeliers, o novo lugar central e do fundo da igreja.

© Philippe Ruault

Com respeito ao seu entorno, o novo prédio também está empenhado em afirmar a sua presença única. Sua estética é regulada por uma combinação de linhas curvas. Por este processo parece um objeto autônomo. Colocado na frente de uma de suas fachadas, compreende-se o sistema que regula isso e a sua unidade, assim é possível perceber o todo.

© Philippe Ruault

A expressão arquitetônica do exterior se encontra no interior. A partir da entrada, percebe-se a totalidade do volume interior. A organização interior é de uma grande clareza: as várias funções são distribuídas em três níveis, além de um porão para os cinemas.

Courtesy of du Besset-Lyon Architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lons-le-Saunier, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mediateca Lons le Saunier / du Besset-Lyon Architectes" [Lons le Saunier Mediatheque / du Besset-Lyon Architectes] 30 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-83995/mediateca-lons-le-saunier-slash-du-besset-lyon-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.