Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, FachadaMuseu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, FachadaMuseu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - JanelaMuseu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, FachadaMuseu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos

  • Localização

    Jundiaí - São Paulo, Brasil
  • Equipe de Projeto

    André Dias Dantas, Bruno Bonesso Vitorino, Renato Dalla Marta. Equipe:
  • Colaboradores

    Aline Pinheiro, Ana Claudia Shad, Fernanda Miguel, Heitor Savala, Karin Grabner, Maíra Baltrusch, Marco Ferreira, Rafhael Silva, Samara Zukoski, Thais Brandt, Victor Julio Vernaglia.
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Cortesia de DMDV arquitetos

O escritório DMDV arquitetos compartilhou conosco o projeto Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, que foi premiado na categoria "Patrimônio Histórico - Requalificação e Restauro" na premiação IAB/SP 2012. Saiba mais após o intervalo.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, Fachada
Cortesia de DMDV arquitetos

O projeto para ampliação do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí apoia-se principalmente na valorização do verdadeiro patrimônio histórico e na readequação de seus ambientes. Para tanto, se adotou em sua gênese como asserção o respeito e préstimo às partes pré-existentes no sítio. Sem submissão o contemporâneo justapõe-se ao edifício ancestral, servindo-lhe de suporte para que numa relação simbiótica ambos exaltem as qualidades do Museu da Cidade de Jundiaí. Considera-se como valor primitivo do lugar, não somente a matéria rígida histórica, sabiamente protegida como patrimônio histórico, testemunho de outrora, mas também é abarcada neste conjunto a vegetação da cancha, principalmente suas árvores que apresentam feições sugestivas de pertencerem há tempos ao local.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, Fachada
Cortesia de DMDV arquitetos

Além do conteúdo físico atual, nota-se o apreço dos jundiaienses pela atmosfera proporcionada pelo binômio, casarão e jardim. Objetivou-se realçá-lo para torná-lo ainda mais atrativo aumentando sua influência no cotidiano da população nativa e ampliando sua importância no roteiro cultural paulista.

A proposta aqui apresentada prevê a conservação, restauração e readequação do antigo Solar do Barão de Jundiaí. Primeiramente, todas as patologias da edificação terão suas fontes encontradas, esgotadas e quando necessário os trechos pré-existentes serão recompostos pela técnica apropriada a fim de garantir a integridade do prédio.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela, Fachada
Cortesia de DMDV arquitetos

Internamente busca-se ressaltar a autenticidade destacando os elementos antecessores julgados como mais importantes e suprimir aquilo que for classificado como adendo inexpressivo. Paralelamente, as áreas receberão a infraestrutura necessária para adaptação das mesmas em um espaço expositivo contemporâneo, capazes de expor as peças em ambientes seguros com controle de luminosidade, temperatura e umidade possibilitando maximizar a conservação destas e o desfrute do visitante. Além das salas expositivas os setores técnicos necessários ao suporte destas também serão modernizados oferecendo condições equivalentes indispensáveis tanto à reserva técnica quanto às áreas administrativas, dotadas de salas de trabalho e reuniões.

Com essas diretrizes preserva-se a originalidade do corpo principal da casa concentrando as intervenções mais significativas no trecho construído posteriormente e anexado em continuidade ao seguimento da cozinha. Consideram-se apenas alterações internas que se resumem a reorganização de parte de sua divisão e à substituição e ampliação da escada existente. Como consequência tem-se a redistribuição do programa de necessidades que pôde ser ampliado, segundo o plano museológico, e redistribuído com mais qualidade, proporcionando a criação de um percurso expositivo. Este se inicia na sala de acolhimento, lugar para recepção dos visitantes, sendo finalizado na loja do museu, de onde se pode optar por dirigir-se ao jardim ou ao foyer do auditório, já na nova construção.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Fachada, Aido
Cortesia de DMDV arquitetos

O novo trajeto expositivo planejado obrigou a mudança do local da entrada principal do museu, que deixou de ser na porta central, sendo deslocada para a lateral esquerda da fachada principal. Para elevar a relevância deste novo acesso, a antiga, porém singela porta de madeira foi juntamente com seus batentes e espaletas, substituída por uma imponente portada de aço na cor grafite e uma fachada em concreto armado na qual se lê as iniciais do Museu (MHCJ) em baixo relevo. Internamente este vestíbulo é enclausurado de um lado pela parede pilada da residência e do outro pelo paredão de divisa, também de barro socado. Esse terá seu revestimento removido para evidenciar a técnica construtiva da Taipa de Pilão, a qual também é valorizada pelo fragmento do antigo muro coberto por telhas cerâmicas, estacionado no jardim.

A partir deste ponto o usuário pode escolher entre acessar a área de exposições, dirigir-se ao jardim ou percorrer a passarela e acessar a Sala Multiuso. A maior virtude da nova entrada é permitir o alcance independente aos diversos ambientes que adquirem autonomia oferecendo-se de maneira singular ao público que usufruirá de cada um sem prejuízo dos demais.

Corte

O passeio que parte do nível da rua se torna elevado na medida em que avança sobre o caimento do terreno em direção aos fundos do lote. Os dois caminhos externos permitem tanto a fruição do jardim quanto a admiração do verdadeiro patrimônio histórico do lugar, o Solar do Barão. A fim de intensificar o gozo deste deleitoso ambiente, o plano de ocupação considera o redimensionamento e redistribuição das circulações pelo jardim e condena ao extermínio todas as interferências julgadas inadequadas. Tanto as intromissões vegetais quanto as construídas. Para dar unidade ao passeio e remeter a lembrança do piso de outrora o calçamento especificado para o jardim é em tijolos de barro cozidos justapostos.

Para cumprir a proposição de respeitar o pré-existente, o novo edifício, que nasce a partir da cota de acesso da rua, esgueira-se por entre as árvores primitivas do terreno admitindo até que um tronco extravase a laje de cobertura direcionando seus galhos e folhas para o firmamento.

Perspectiva

O passeio superior conduz o transeunte, sempre acompanhado do binômio, casarão e jardim, a uma praça elevada que permite a contemplação deste por novas perspectivas. Adjunto ao solário, a sala multiuso se apresenta e integra-se ao anterior através de suas grandes portas em vidro que aliadas a dois rasgos zenitais promovem a iluminação natural deste recinto. Duas escadas nas extremidades da laje conectam o plano de cima ao inferior. O primeiro serve de abrigo para um trecho do segundo, esta condição foi explorada através da inserção das instalações necessárias ao Café Do Barão, previsto como mais um ponto de atração e suporte ao público do Museu. O novo ambiente, permeado pelo cheiro do grão torrado que é exaltado quando entra em contato com a água fervente, é convidativo ao bate-papo e à admiração do casarão. Observação que se faz com vistas desobstruídas, livre de ruídos provocados por outras construções insignificantes.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos - Janela
Cortesia de DMDV arquitetos

Integrado ao salão do café reservou-se um trecho para o foyer do auditório, cerrado por vidros que permitem a integração visual com o entorno.  Nesse salão estão os acessos à plateia de noventa e sete lugares e pela lateral, de maneira autônoma, o palco é atingido. A edificação nova conecta-se ao Solar através de uma circulação envidraçada que delicadamente toca a fachada do anexo da cozinha original, cujo antigo porão abrigará os sanitários do centro cultural, ladeados pelo porão destinado à reserva técnica.

O quintal do Museu estende-se desde a fachada posterior do Solar até a Rua Rangel Pestana onde o acesso e áreas de serviço são previstos. Essa segunda é composta por parte da reserva técnica, vestiário e copa de funcionários e demais áreas de serviço necessárias ao atendimento do complexo.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jundiaí - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão / DMDV arquitetos" 27 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-83128/museu-historico-e-cultural-de-jundiai-nil-solar-do-barao-slash-aum-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.