Laboratório da Paisagem / Cannatà & Fernandes

Laboratório da Paisagem / Cannatà & Fernandes - Mais Imagens+ 43

Guimarães, Portugal
  • Arquitetos: Cannatà & Fernandes; Cannatà & Fernandes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1387
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
© Luis Ferreira Alves

O edifício localiza-se, na Veiga de Creixomil no território de Guimarães numa área sensível de elevado interesse paisagístico, classificada, de acordo com o Plano Director Municipal de Guimarães, como reserva ecológica nacional (REN), a sudoeste do centro histórico da cidade de Guimarães.

© Luis Ferreira Alves

A morfologia do terreno é caracterizada por uma relativa diferença de cotas, pela presença de um canal de água, percursos em terra batida, grande visibilidade das áreas circundantes e grande proximidade de maciços vegetais.

© Luis Ferreira Alves

A visibilidade que o edifício tem desde a auto-estrada pressupôs o desenvolvimento de um conjunto de intervenções, que garantissem que este seja um elemento que se distingue no território.

© Luis Ferreira Alves

O acesso ao Laboratório, a Nascente, criado pela demolição dos cobertos que foram ocupando a passagem localizada entre a antiga fábrica e o terreno vizinho e da libertação do edifício pela criação da praça de recepção e parque de estacionamento, conduz o visitante/utente, através de uma promenade à entrada do equipamento em contacto com o momento mais impressionante do edifício: a fachada sobre a Ribeira de Selho.

© Luis Ferreira Alves

No interior o objectivo principal foi valorizar o carácter espacial da tipologia fabril. Um espaço aberto, luminoso, preparado para receber os novos usos e exigências do programa funcional, através de uma simples mas rigorosa reabilitação.

© Luis Ferreira Alves

A divisão dos diferentes módulos funcionais segue a estrutura das águas das coberturas no sentido de estabelecer o equilíbrio dos diferentes espaços com a estrutura da preexistência e sobretudo com o seu carácter.

© Luis Ferreira Alves

No topo Nascente está localizada a zona técnica necessária para a caldeira, depósitos de águas e bombas.

© Luis Ferreira Alves

Na zona do lado Poente foram reordenados e reconstruídos os volumes do piso superior que se encontravam em estado de ruína ou sem qualidade construtiva e arquitectónica.

© Luis Ferreira Alves

A proposta apresentada pretende recuperar o carácter arquitectónico do edifício preexistente e ao mesmo tempo, com a nova cobertura, e com as reconstruções volumétricas afirmar a incontestável contemporaneidade de um edifício reabilitado.

© Luis Ferreira Alves

O conceito da intervenção passou por destacar a clara e rigorosa identificação dos diferentes tempos de intervenção de forma a não produzir ambiguidades ou a distorção na leitura da histórica do edifício. Assim os elementos em alvenaria de pedra foram recuperados, repostos e limpos, os volumes existentes em tijolo, ou outros materiais em avançado estado de degradação assim como os volumes novos foram executados em betão branco aparente. Materiais diferentes para permitir uma leitura das modificações no tempo e no uso.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guimarães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Laboratório da Paisagem / Cannatà & Fernandes" [Landscape Laboratory / Cannatà & Fernandes] 26 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82816/laboratorio-da-paisagem-slash-cannata-and-fernandes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.