Fotografia e Arquitetura: Rafael Gamo

Esta semana em nossa série Fotografia e Arquitetura, mostramos o trabalho do fotógrafo e artista Rafael Gamo. Nascido em Houston, EUA, desenvolveu a maior parte da carreira no México, Espanha e Itália. Seus estudos de fotografia foram realizados na Cidade do México e em Nova York, especializando-se tanto em fotografia de arquitetura como de arte.A seguir, uma entrevista e alguns de suas melhores imagens de arquitetura:

© Rafael Gamo

1-Quando e como você começou a fotografar arquitetura?

Em paralelo à carreira de arquiteto, estudei dois anos de fotografia no Centro de Arte Fotográfica e posteriormente no Fundo Ibero-americano de Fotografia em Havana. Uma vez terminado o curso, comecei a trabalhar em BGP Arquitectura e em uma ocasião me pediram para fotografar um teatro, pois o fotógrafo não conseguiria fazê-lo a tempo para publicar. Com o tempo, os trabalhos com fotografia eram cada vez mais frequentes e meu interesse com o tema crescia. Mudei-me para Nova York para seguir estudando fotografia e em 2009 me graduei no Programa de Estudos Gerais, no Centro Internacional de Fotografia.

© Rafael Gamo

2-Você é arquiteto?

Sim, sou formado em arquitetura pela Universidade Ibero-americana da Cidade do México.

© Rafael Gamo

3-Por que gosta de fotografar arquitetura?

Eu gosto do exercício de contemplação e experimentação do espaço. Para mim, a fotografia de arquitetura vai muito além da simples documentação de uma estrutura. Ela sintetiza as ideias que deram forma ao projeto, a percepção do espaço, a influência do passar do tempo e a interação das pessoas e o edifício. As fotografias tornam-se uma interpretação de um lugar e tempo específico e que expressam a pessoa por trás da lente.

© Rafael Gamo

4-Arquiteto favorito?

Gosto da arquitetura que é capaz de sintetizar ideias cheias de complexidade em formas simples. Admiro muito a obra de arquitetos como Mies van der Rohe, Louis Kahn, Marcel Breuer, Alvar Aalto. De nomes recentes posso ressaltar Eduardo Souto de Moura, Alvaro Siza e Peter Zumthor.

© Rafael Gamo

5-Obra favorita?

Poderia mencionar muitas, mas uma que tenho em mente, pois acabo de visitar e sobre a qual estou realizando um ensaio fotográfico é o memorial a Franklin D. Roosevelt, projetado por Louis Kahn, construído quase 40 anos depois de sua morte e inaugurado há apenas alguns dias.

© Rafael Gamo

6-Como trabalha? (independente, com revistas, arquitetos, viagens?)

Trabalho de maneira independente e a grande maioria dos clientes que me solicitam fotografias são escritórios de arquitetura, paisagismo ou iluminação. No entanto, uma vez tiradas as fotos, elas vão para vários tipos de mídia, tais como livros, revistas e sites.

© Rafael Gamo

7-Que equipamentos e softwares utiliza?

Para fotografia de arquitetura, se o cliente está interessado em uma sessão com placas de 4 × 5 “, o equipamento que uso é uma câmera de trilho com movimentos completos Toyo 45GII. Se a fotografia for digital, uso câmera Canon e lentes com controle de perspectiva. Para outros tipos de projetos, a câmera e formatos que utilizo varia de acordo a cada situação, desde câmeras de grande formato, formato médio, 35mm até Minox. Mas quase sempre uso filmes. Quanto a softwares, os ajustes gerais são feitos no Lightroom e os finos no Photoshop.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Fotografia e Arquitetura: Rafael Gamo" 26 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82757/fotografia-e-arquitetura-rafael-gamo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.