Residência G + A / Stuchi & Leite Projetos

Nesta residência em terreno de aproximadamente 1000m2 e com declive para a face posterior, no Jardim das Bandeiras, proximidade do Sumaré, os arquitetos pretenderam distinguir, no partido adotado, o volume superior, ocupado pelos dormitórios da área térrea, destinada às demais atividades da moradia , fazendo com que as paredes externas, em forma de triângulo, se dirigissem diretamente ao solo, descompromissadas da grande laje ajardinada que cobre as salas.

© Ana Mello

Para essa laje, abrem portas os 4 dormitórios que olham para o Norte, tendo assim contato direto com o verde, local de onde se descortina bela paisagem. A grande área de estar é parcialmente envidraçada, estando a sala de jantar voltada para o pátio interno, onde há um espelho d´água.

© Ana Mello

Num dos terraços cobertos foi executado grande painel cerâmico de Lula Cardozo Ayres. Toda estrutura de concreto armado foi deixada aparente.

Obra de Conservação Mural Cerâmico © Fernanda Craveiro

RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E ATUALIZAÇÃO PROGRAMÁTICA

Com poucas e decisivas intervenções, traz-­se para as demandas atuais a arquitetura moderna da casa. (Lemos e Corona, 1961)

Levantamento © Renata Gouveia

Com o uso adequado de materiais contemporâneos, imprimi-se na casa uma linguagem arquitetônica atual, diferenciando-a do original (harmonia complementar).

Flexibilidade de usos:

Criar ambientes que possam, através de rearranjos de mobiliário e não da arquitetura, receber diferentes usos e programas ao longo da vida da nova casa.

Lareira Imagens

PROPOSTA:

Liberar os espaços: remover paredes, aumentar ambientes e permitir que a beleza da casa seja amplamente vista e percebida.

© Ana Mello

Aproveitar melhor os amplos espaços existentes, sem criar muitos fechamentos.

© Ana Mello

As poucas paredes novas se destacam com elegância e personalidade: o uso da pedra.

As novas ambiências criadas recebem tratamento atual, complementando a boa arquitetura existente com novas materialidades:O uso da madeira (certificada, sustentável)

© Ana Mello

Os generosos espaços exteriores são mais bem aproveitados e integrados ao interior: deck integrado salas com piscina‐raia, deck com churrasqueira e forno pizza elevado (integrado à varanda) com sombreamento (pergolado madeira), jardins superiores integrados aos banheiros e dormitórios.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Stuchi & Leite Projetos
  • Ano: 2009
  • Área do terreno: 1000 m²
  • Endereço: João Moura 1723 - Jardim das Bandeiras São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: João Moura 1723 - Jardim das Bandeiras , São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto de Reforma - 2009
  2. CarlosLeite
  3. Fabiana Stuchi
  4. Projeto Original - 1961 - Residência Luís Eduardo Magalhães Gouveia
  5. Carlos Lemos
  6. Eduardo Corona

Informação Complementar:

  1. Restauro Panéis Artísticos de Lula Cardoso Ayres
  2. Fernanda Craveiro e Mariana Palos
  3. Confeccao: Casa Conrado
  4. Mobiliário
  5. Fabiana Stuchi
  6. Carlos Leite
  7. Paisagismo
  8. Via Verde
  9. Carlos Leite
  10. Obra
  11. FGE

Sobre este escritório

Material

Cita: Joanna Helm. "Residência G + A / Stuchi & Leite Projetos" 05 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-8264/residencia-g-mais-a-stuchi-e-leite-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.