OP13 / PHD Architectes

OP13 / PHD Architectes - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Philippe Dubus Architectes; Philippe Dubus Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4697
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
© Michel Denancé

O projeto está localizado em Admiral Blow, um conjunto de 450 habitações sociais construídas pela OPAC de Paris nos anos 60.

© Simon Deprez

Faz parte de um projeto de reestruturação do local lançado pela Paris Habitat e da Prefeitura de Paris: criação de uma ligação entre ZAC Rugnis e Parc Montsouris para pedestres, e dentro do anel viário interno, construção de 60 residências, uma enfermaria e uma moradia estudantil.

© Simon Deprez

Em janeiro de 2007, duas consultas públicas foram lançadas pela Paris Habitat para se encarregar deste programa. A agência Philippe Dubus foi declarada vencedora para o programa de habitação. Esse programa inclui 60 unidades, uma biblioteca de bairro e um espaço para exposições.

© Simon Deprez

As unidades são divididas em Térreo, dois edifícios M e N. Elas acontecem nos espaços entre as já existentes e estão atreladas à suas asas (12° e 4° pavimentos) para formar uma fachada construída em LONG STREET SKATES (?) ao longo do anel interno. O Edifício M está baseado no estacionamento existente para todo terreno que inclui rampas de acesso, enquanto o Edifício N está no antigo boiler coletivo que foi removido, as habitações de todo terreno, as existentes e as novas, estão conectadas ao sistema de aquecimento municipal.

© Michel Denancé

Os pavimentos térreos são liberados, deixando perceptíveis os espaços verdes no centro da ilha para pedestres ao norte. Halls de alvenaria e painéis de vidro, áreas comuns e a biblioteca local ocupam os edifícios no térreo.

© Simon Deprez

A arquitetura do projeto é ditada pelas restrições às performances do desempenho térmico urbanas esperado. O estilo arquitetônico da jaqueta de revestimento é baseado na lógica construtiva das fachadas existentes e uma estrutura vertical fixa e contínua que se encaixa para dar vida aos novos edifícios em oposição ao rigor “estático” dos edifícios existentes em que operam.

© Simon Deprez

Os edifícios são compactos, recortados como modelos de PLU, são embalados em uma pele ventilável constituída por um isolamento reforçado exterior e revestimento de painéis de policarbonato translúcido sobre uma estrutura vertical 60 cm. Molduras de madeira  e alumínio estão dimensionadas dependendo da natureza da peça que iluminam em um espaçamento de 60cm (cozinha/banheiro 60x60cm, 120x120cm nos quartos, salas de estar com 240x240xm). Elas pontuam a cobertura de policarbonato conforme necessidade, aumentando a aleatoriedade das aberturas de acordo com o desvio das molduras. 

© Michel Denancé

Texturas reflexivas e translúcidas do envelope dão uma leitura viva e ambígua dos volumes, a pele de revestimento reativa à luz e ao contexto reduz a densidade da transação.

© Michel Denancé

As salas de estar do T3 e T4 são estendidas com varandas tipo “bow-windows” abertas sobre a paisagem, permitindo que o sol seja alcançado pelas fachadas nortes e multiplicam as vistas da cidade de jardins. Essas zonas de amortecimento proporcionam uma adição à área social e dupla fachada versátil, composta de painéis de vidro deslizantes, que garantem a regulação térmica: no inverno o volume fica fechado, guardando a energia solar e deixando o sol entrar no coração das casas. No verão, os painéis estão abertos, oferecendo áreas externas  ventiladas na sombra das lajes superiores.

© Simon Deprez

O desenvolvimento do desempenho energético do envelope garantiu acesso ao selo “Edifício de Baixo Consumo” sem resultar na adição de painéis solares e outras soluções de tecnologia, limitando assim a carga sobre os inquilinos.

Courtesy of Philippe Dubus Architectes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "OP13 / PHD Architectes" [OP13 / PHD Architectes] 23 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82348/op13-slash-phd-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.