Bistrô Japonês Kinoya / Jean De Lessard

Desde a abertura recente do bistrô japonês Kinoya em Saint-Denis Street, as saudações Irasshaimase não pararam neste izakaya, a resposta japonesa ao bar de aperitivos. Moderno, mas imbuído de tradição, esta pequena joia da culinária japonesa merecia um design inventivo. Criado pelo talentoso designer Jean de Lessard, que tinha carta branca para este projeto, os volumes e formas simples criam o tom e o brilho do espaço.

© M David Giral

Apesar de serem mantidas a pedra interior e cobertura de tijolos, a metamorfose é radical no ambiente. “Qualquer vestígio do restaurante italiano que aqui existia com seus enormes fornos de pizza desapareceu. Agora se pode apreciar o show dos chefs japoneses em sua cozinha aberta”, explica Jean de Lessard.

As alterações no eixo de circulação existente, bem como a criação de novos pontos de vista com ambientes diferentes têm dado ao espaço uma incrível sensação de dinamismo e fluidez.

© M David Giral

Um flerte com a tradição

O designer tem dado um toque humorístico para a sala de “tatame” tradicional, que é o coração do projeto. Ele quebra o efeito “estilo cafeteria”, devido ao alto pé-direito e a forma retangular do lugar, e nos obriga a questionar a nossa percepção do espaço. A faixa escultural de bétula amarela envolve o espaço, como se fosse uma furoshiki. A razão para isto se torna evidente quando se movimenta dentro do bistrô. “Jean pensa nos menores detalhes, ele é um grande designer e um perfeccionista que é apaixonado por design!”, Alegra-se Ivy Dong, um dos proprietários. Neste espaço limpo, no entanto, nenhum detalhe é supérfluo.

As flores gigantes que são executadas no piso, paredes e teto nos leva a um mundo de fantasia e poesia. Uma alusão ao universo mangá, aqui, as flores de ameixa enormes, peônias e crisântemos estilizados tornaram-se representantes contemporâneas de thekamon (o emblema heráldico de antigos clãs samurais). Estes padrões idênticos são encontrados também em um pequeno quimono de papel exibido na parede, o primeiro de uma série de dez obras de arte, formas e cores. Esta assinatura quintessencial tornou-se parte da identidade de Kinoya, de tal maneira que a estética gráfica floral é também exibida no cardápio.

© M David Giral

O calor e a qualidade de ouro de madeira, os tons delicados de rosa contra um preto brilhante; A suavidade dos materiais em um tom mais clássico de cinza combinados com elegância, porque para Jean de Lessard: “Eu queria criar um lugar sexy, mas não falso, um lugar onde homens e mulheres se sintam bem”. Ainda assim, o humor nunca está longe. Iluminação suave e indireta é usada para criar ambientes diferentes, assim como o jogo de claro-escuro e de cheios e vazios através de vários elementos arquitetônicos, tais como a partição de madeira no bar que o designer tem destacado da parede.

© M David Giral

Se Kinoya foi projetado para ser à imagem de seus clientes na moda, também reflete a personalidade de seus proprietários jovens criativos e dinâmicos fielmente. “Nós nos divertimos muito trabalhando aqui”, diz Ivy Dong, e é o mesmo para o Chef Devin Chen, ele conclui: “No meu restaurante, eu sempre me sinto como se eu estivesse usando o yukata e que estamos reunidos no tatame, meu amigos e eu, para comer e beber, e passar um bom tempo! ” Domo arigato gozaimasu!

Elevações

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jean De Lessard
  • Ano: 2012
  • Área construída: 140 m²
  • Endereço: Saint-Denis Street Montreal Canadá
  • Tipo de projeto: Bares e Restaurantes
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Localização: Saint-Denis Street, Montreal, Canadá

Equipe:

Arquitetos: Jean De Lessard
Arquiteto Responsável: Jean De Lessard

Informação Complementar:

Cliente: Kinoya

Área: 140m²
Ano:
2012
Localização:
Saint-Denis Street, Montreal, Canadá

Fotografias: M David Giral

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Bistrô Japonês Kinoya / Jean De Lessard" 21 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81899/bistro-japones-kinoya-jean-de-lessard> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.