Escritórios da Fundação Botín / MVN Arquitectos

© Alfonso Quiroga

A Fundação Botén estabeleceu seus novos escritórios em Madrid em um edifício industrial de 1920, do arquiteto Gonzalo Aguado, que foi durante anos o escritório de Orfebrería Espuñes, e mais recentemente a loja Vinçon em Madrid.

© Alfonso Quiroga

A particularidade deste edifício permitiu a oportunidade de criar-se um ponto de referência. Com isto em mente, o novo projeto pretende conservar o espírito do caráter industrial original, de acordo com a mesma filosofia da Fundação, que impulsiona o desenvolvimento do talento.

© Alfonso Quiroga

O objetivo principal do conceito arquitetônico é que, uma vez mais, a luz natural possa entrar ao edifício, que foi mantido escuro em seus últimos usos. Não só as janelas e claraboias foram reabertas, mas também a estrutura interna foi modificada para criar um átrio de pé direito duplo para uso como espaço principal. A luz natural direta e a vegetação impõem caráter e personalidade a este lugar de encontro.

© Alfonso Quiroga

O projeto tem por objetivo revelar as alterações históricas da edificação, mediante a exposição do aço e tijolos originais e as diversas alterações no passado. A nova obra constitui-se principalmente de madeira, aço e vidro.

© Alfonso Quiroga

A planta do térreo é destinada a atividades públicas, com um flexível, porém modular, claro espaço aberto. Há duas divisórias móveis, uma opaca e outra transparente, com quatro posições possíveis. Dependendo das exigências de cada atividade o espaço pode ser adaptado facilmente pelas várias combinações disponíveis. O uso da madeira natural no piso e teto agrega calor ao espaço.

© Alfonso Quiroga

O primeiro piso é utilizado pela direção da Fundação como uma área privada para reuniões e uma área ampla, luminosa, abaixo da estrutura da cobertura original e as novas claraboias. As duas áreas organizam-se em torno à nova iluminação e coroada por uma lanterna sobre o átrio.

© Alfonso Quiroga

A solução para o único espaço fechado, como requerido pelo programa, é uma caixa em vidro, com caixilhos mínimos. Independente, como uma peça de mobiliário, não interfere no espaço como um todo.

Corte

Emilio Medina Garcya e Diego Varela de Ugarte, do escritório MVN Arquitectos, são os autores do projeto e trabalharam em colaboração com Juan Luís Líbano que é consultor da Fundação de Projeto de Interiores. O contratante foi Ferrovial.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MVN Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1541,95 m²
  • Tipo de projeto: Interiores
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Tijolo e Aço
  • Localização: Madrid, Espanha
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: MVN Arquitectos
  2. Arquitetos Encarregados: Diego Varela de Ugarte + Emilio Medina Garcia
  3. Diretor de Projeto: Santander Global Facilities
  4. Arquiteto Técnico: Maria Lamela Martin
  5. Colaboradores: Alfonso García del Rey, Laura Sánchez, María Pascual y Alicia Castilla
  6. Projeto Interior: Juan Luis Líbano
  7. Paisagismo: Luis Vallejo Estudio de Paisajismo
  8. Engenharia Estrutural: Ingenor
  9. Contratante: Ferrovial


Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Escritórios da Fundação Botín / MVN Arquitectos" 19 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81376/escritorios-da-fundacao-botin-mvn-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.