Licenciamento de projetos junto a órgãos públicos é tema de seminário internacional em São Paulo

Evento, em 22 de novembro, destacará sistemas de aprovação de edificações na Alemanha, Reino Unido, Cingapura, Colômbia e na cidade de São Paulo. Inscrições estão abertas.A presença de novas plataformas tecnológicas, a transparência na comunicação, a agilidade e a eficiência na aprovação de projetos de edificações na esfera pública são temas atuais e de extrema relevância. A Prefeitura de São Paulo está implementando um sistema eletrônico de licenciamento (cujos procedimentos estão previstos no Decreto municipal Nº 53.415, de 17/09/2012), que traz como promessa reduzir em 30% o tempo de espera pelas autorizações. Do outro lado do mundo, em Cingapura, a plataforma Corenet viabiliza a conclusão de processos de aprovação de projetos em, no máximo, 26 dias.

As soluções que estão sendo adotadas por essas cidades e outras, como Bogotá, Stuttgart e Londres, para simplificar e agilizar os processos de licenciamento serão apresentadas durante o Seminário Internacional de Aprovação de Projetos – Eficiência, Transparência e Responsabilidades, marcado para 22 de novembro, em São Paulo. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). Está voltado a projetistas, contratantes de projetos, agentes da construção civil e representantes de órgãos públicos nacionais e internacionais.

“A crescente projeção externa do Brasil implica em maiores responsabilidades no que diz respeito à eficiência, à segurança e à transparência nos processos de licenciamento junto ao setor público. Buscar soluções mais ágeis e tecnológicas, que possam dar conta dessas responsabilidades, é fundamental para um país que pretende ampliar seu espaço e relevância no cenário internacional”, pontua a arquiteta Adriana Levisky, vice-presidente São Paulo da AsBEA nacional.

A programação do seminário contará com palestras de representantes da Prefeitura de São Paulo responsáveis pela implantação do novo sistema de licenciamento, dentre eles, o diretor do Departamento Técnico de Aprovação de Edificações, Alfonso Orlandi Neto. “O sistema digital trouxe e trará mudanças de procedimentos para os agentes da construção civil. E durante o seminário, será possível entender em detalhes como funcionará o sistema”, adianta Adriana.

Na parte de experiências internacionais, os destaques são Wawan Solihin, da novaCITYNETS, responsável pela condução e conclusão da plataforma Corenet em Cingapura, e o inspetor de aprovações Paul Timmins, da AIS, primeira agência a ser acreditada pelo administração londrina para realizar processos de licenciamento no Reino Unido. Além deles, palestram Esperanza Cifuentes, subsecretária da Coordenadoria Operacional da Secretaria de Habitação do Município de Bogotá, e Susanne Fruch, do Departamento de Planejamento de Stuttgart.

As inscrições para participação estão abertas e podem ser realizadas no site da AsBEA (www.asbea.org.br).

 

Serviço

Seminário Internacional – Sistemas de Aprovação de Projetos: Eficiência, Transparência e Responsabilidade

Data: 22 de novembro, das 8h30 às 19h

Local: Teatro do Hotel Macksoud

Inscrições: www.asbea.org.br

 

Programação

Abertura Oficial – Arq. Eduardo Sampaio Nardelli – Presidente da AsBEA Nacional – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Apresentação Apex Brasil – Agência Brasileira de Exportações e Investimentos

 

PAINEL I – Experiências Internacionais de Aprovação de Projetos a partir do Depoimento de Agentes vinculados à Esfera Pública

Mediador: Arq. Adriana Levisky – Vice- presidente AsBEA São Paulo

Eficiência no processo de aprovação de projetos: Como a CORENET viabilizou a conclusão do processo de aprovação em 26 dias.

Palestrante: Wawan Solihin – novaCITYNETS – Cingapura

Sistemas de Aprovação de Projetos em Bogotá

Palestrante: Esperanza Cifuentes – Subsecretaria da Coordenadoria Operacional da Secretaria de Habitação do Município de Bogotá – Colômbia –

Sistemas de Aprovação de Projetos no Reino Unido

Paul Timmins – AIS Inspetor de Aprovações de Londres – Reino Unido

Procedimento para Licenciamento de Construções em Stuttgart, Alemanha.

Palestrante: Susanne Fruch – Representante do Departamento de Planejamento de Stuttgart – Alemanha

 

PAINEL II – Apresentação Detalhada do Novo Sistema Digital de Aprovação de Projetos recém-implantado para a Cidade de São Paulo

Apresentação Geral do Sistema Digital de Aprovações: fases de implantação, metas, objetivos, exposição de dúvidas, apresentação do decreto municipal regulamentador.

Palestrante: Alfonso Orlandi Neto – Diretor do Departamento Técnico de Aprovação de Edificações (PMSP/SEHAB/APROV)

O Sistema Digital e o Munícipe: “O Passo a passo”

Palestrantes: Alfonso Orlandi Neto  – Diretor do Departamento Técnico de Aprovação de Edificações (PMSP/SEHAB/APROV), Daniella Lucas Richards – Arquiteta do Departamento de Aprovação de Edificações (PMSP/SEHAB/APROV) e Edina Margit Heise – Analista de TIC responsável na área de planejamento e controle (Prodam / GRDI-PC)

O Sistema Digital e o Técnico da Prefeitura Municipal de São Paulo: “O Passo a passo”

Palestrantes: Alfonso Orlandi Neto – Diretor de Departamento Técnico de Aprovação de Edificações (PMSP/SEHAB/APROV), Daniella Lucas Richards – Arquiteta do Departamento de Aprovação de Edificações (PMSP/SEHAB/APROV)

 

PAINEL III – Mesa Redonda

Perguntas e Considerações – Coordenadora Arq. Adriana Levisky – Vice-presidente AsBEA Nacional

Convidados:

Eduardo Sampaio Nardelli – Presidente AsBEA Nacional – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Odair Senra – Vice-presidente SINDUSCON – Sindicato da Construção – São Paulo

Ricardo Yazbek – Vice-presidente SECOVI – Sindicato da Habitação

Alfonso Orlandi Neto – PMSP – Prefeitura Municipal de São Paulo

Representante do CAU BR – Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil – a confirmar

Representante do IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo – a confirmar

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Licenciamento de projetos junto a órgãos públicos é tema de seminário internacional em São Paulo" 20 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81152/licenciamento-de-projetos-junto-a-orgaos-publicos-e-tema-de-seminario-internacional-em-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.