Instituto CUF / Carlos Prata + Nuno Barbosa

© Luis Ferreira Alves

Ricardo Campos Costa e Valério Leite, que foram os autores originais do conceito, tinham um objetivo claro em mente – ” Criar um ponto de referência, um novo edifício e conceito de serviço”.

© Luis Ferreira Alves
© Luis Ferreira Alves

A experiência anterior trouxe à tona fatores essenciais em um projeto de tal natureza – flexibilidade para abraçar a mudança constante de organização interna ao longo da duração do projeto, a construção e o ciclo de vida do edifício; e adaptabilidade na hora de cumprir com todas as normas e requisitos da organização da lei de saúde e segurança.

© Luis Ferreira Alves

Assim, se desenvolveu uma planta retangular, que tem um núcleo que compreende – uma caixa única de escada, corredores mecânico verticais, instalações sanitárias comuns e os dutos principais de infra estrutura – forçando uma separação entre a circulação do público e do pessoal. Uma passarela exterior estava incluída, permitindo na atualidade ou em uma etapa posterior, a inclusão das saídas de emergências necessárias.

© Luis Ferreira Alves

O edifício adquiri uma maior importância com a separação entre pessoal e público, os usuários adquirem uma maior sensação de espaço para o exterior, já sejam estáticas ou em movimento dentro do edifício.

© Luis Ferreira Alves

O denso conceito original do edifício se altera a uma sensação de unidade, isto se consegue mediante um jogo de sombras que somente é visível nas proximidades – projetado pelo artista plástico Angelo de Sousa – este jogo de sombras protege a estrutura de vidro extensa da luz solar excessiva e também da criação de uma sensação de unidade a diferença do conceito de densidade.

© Luis Ferreira Alves

As fotos e os desenhos apresentados nos permitem entender a escala e as proporções do edifício, mas não da o direito de apreensão que podemos experimentar em uma visão local, o que é óbvio, mas neste caso muito importante, porque nos deparamos com um ambiente não construído.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Carlos Prata + Nuno Barbosa
  • Ano:
  • Área construída: 22365 m²
  • Endereço: Senhora da Hora Porto Portugal
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Senhora da Hora, Porto, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Carlos Prata, Nuno Barbosa
  2. Colaboradores: Sara Almeida, João Figueiroa, Gisela Lameira, Rodrigo Coelho, Filipa Pinto Basto, Joana Mendes, Gonçalo Silvano

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Instituto CUF / Carlos Prata + Nuno Barbosa" 16 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-80890/instituto-cuf-carlos-prata-mais-nuno-barbosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.