“Great City”: A primeira cidade para pedestres do mundo estaria na China

Imagine uma cidade onde os deslocamentos a pé somente levam 15 minutos? O escritório Adrian Smith + Gordon Gill Architecture, dedicada a arquitetura sustentável, já imaginou e projetou “Great City”, o protótipo de uma cidade chinesa que poderia ser inaugurada em 2021 nas redondezas de Chengdu, cidade localizada a sudoeste do país asiático.

© AS + GG

Em seus 1,3 km² e 320 hectares poderiam viver 80.000 habitantes. A distribuição do território compreende que 15% do total dos hectares estariam destinados a parques urbanos e áreas verdes; 60% a edificações e 25% a caminhos e passeios de pedestres. Para projetar a primeira cidade para pedestres do mundo, os arquitetos consideraram um centro massivo de trânsito onde se concentrariam distintos meios de transporte, como metro, ônibus e automóveis.

© AS + GG

“Great City” não somente facilitaria os deslocamentos de pedestres, como também contaria com mecanismos eficientes de uso de energia elétrica e água. Por exemplo, com a instalação de painéis solares se poderia reduzir até 48% no gasto com eletricidade e, o gasto hídrico, se poderia diminuir em 58%, graças a sistemas eficientes de água. Estes percentuais foram obtidos ao comparar “Great City” com uma cidade de proporções similares que não conta com estes sistemas.

© AS + GG

Em termos de meio ambiente, este projeto de cidade reduziria em 89% a geração de resíduos e produziria 60% menos de óxido de carbono (CO2). Além disso, implementaria um sistema de “armazenamento de energia sazonal”, o que poderia acumular energia durante o verão, que poderia ser utilizada no inverno para calefação e água quente.

© AS + GG

A chave para que “Great City” triunfe como uma “cidade” verde reside na sua planificação urbana. Nela, os cidadãos poderiam movimentarem-se desde um ponto hiper denso da cidade para outro em um passeio que duraria 15 minutos ou até menos. Com esta alternativa, os carros não seriam necessários, posto que as pessoas contariam com meios de transporte públicos e poderiam utilizar bicicletas, já que o projeto contempla ciclovias transversais na cidade.

© AS + GG

Por enquanto, espera-se que o projeto esteja pronto em 2012, levando em conta que nela poderiam habitar 30.000 famílias. Nas palavras de Gordon Gill, sócio da firma Adrian Smith + Gordon Gill Architecturae, “Great City demonstrará que a vida de alta densidade não tem porque ser contaminada e distante da natureza”. Igualmente, completa que “todo o ambiente construído da grande cidade está focado para melhorar a qualidade de vida de seus residentes, já que Great City é um grande lugar para viver, trabalhar e formar uma família.”

Texto de Constanza Martínez Gaete via Plataforma Urbana, tradução Archdaily Brasil.

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "“Great City”: A primeira cidade para pedestres do mundo estaria na China " 15 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-80707/great-city-a-primeira-cidade-para-pedestres-do-mundo-estaria-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.