Fotografia e Arquitetura: Jorge Allende

Esta semana, na nossa seção Fotografia e Arquitetura, mostraremos o trabalho e uma entrevista exclusiva com o espanhol Jorge Allende, que é fotógrafo freelancer desde 2000. Allende tem trabalhado em estreita colaboração com a imprensa em diversos temas e seções.

© Jorge Allende

No início de sua carreira, Allende trabalhou como assistente do fotógrafo de arquitetura Javier Azurmendi e após essa experiência começou a receber comissões de fotografia de arquitetura. A partir daí, colaborou com diversos estúdios de arquitetura e construtoras em Madri, Bilbao e San Sebastián, além de colaborações em trabalhos editoriais.

Na continuação está a entrevista e uma seleção de suas melhores obras.

© Jorge Allende

1. Quando e como você começou a fotografar arquitetura?

Em 2011 iniciei minha atividade como fotógrafo freelancer na imprensa automotiva, de cinema, de atualidades… etc. Em 2002 e 2003 trabalhei como assistente do fotógrafo de arquitetura Javier Azuermendi. Neste trabalho aprendi alguns truques e maneiras de trabalhar in situ na fotografia de arquitetura. É daquele tempo a minha obsessão pela luz e pela meteorologia. Em dezembro de 2003 recebi meu primeiro trabalho como fotógrafo de arquitetura.

Centro de dados e biblioteca da Universidade do País Vasco © Jorge Allende

2. Você é arquiteto?

Não sou arquiteto, nem tenho ninguém da família que trabalha com arquitetura, tampouco amigos. Cheguei a esta especialidade cansado de ser fotógrafo de imprensa e buscando um trabalho mais adequado à minha personalidade tranqüila. Deparei-me com a arquitetura por ser um trabalho lento e reflexivo. Evidentemente, apenas o tempo me diria se poderia me dedicar a isto com certas garantias.

© Jorge Allende

3. Por que se interessa em fotografar arquitetura?

Como disse anteriormente, o processo fotográfico desta especialidade é relativamente lento e reflexivo, bastante livre por se tratar de uma interpretação do trabalho de outra pessoa, buscando sempre qualidade e precisão, conteúdo e estética.

Frontón Bizkaia © Jorge Allende

4. Arquiteto favorito?

Nenhum em especial.

Moradias públicas em Vitoria © Jorge Allende

5. Obra favorita?

Nenhuma em especial e muitas ao mesmo tempo, cada uma em seu contexto e seu tempo. Para mencionar uma, a catedral de Burgos.

Sede de IDOM em Bilbao © Jorge Allende

6. Como trabalha?

Trabalho com freelancer e recebo algumas encomendas, mas grande parte do meu trabalho consiste em buscar projetos, fotografá-los e depois tentar vender as fotografias ao arquiteto, a publicações, instituições, etc. Não sou um fotógrafo muito publicado, tampouco tenho um grande número de reportagens, mas espero, com o tempo, crescer como pessoa, como fotógrafo, em honestidade no meu trabalho e em qualidade. Viajo para onde for necessário. Vivo há um ano e meio em San Sebastián, antes morava em Madri, onde nasci.

Bilbao Arena © Jorge Allende

7. Qual equipamento e software utiliza?

Utilizo uma câmera digital SLR e uma lente 35mm analógica; não utilizo descentração de lentes, mas desenvolvi um método simples de correção de perspectiva e redimensionamento das imagens, com resultados de qualidade. Meus meios são modestos, mas tenho alcançado resultados de alta qualidade em meu trabalho para as impressões em offset mais exigentes. Os retoques são feitos em Photoshop.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Fotografia e Arquitetura: Jorge Allende" 12 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79948/fotografia-e-arquitetura-jorge-allende> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.