Intervenção Urbana: Piscina pública no fundo do Campo de Cebada

No bairro “La Latina” em Madri existia uma popular piscina pública, localizada na Plaza de la Cebada, a qual iam os vizinhos para nadar no verão e também no inverno. Em 2008 a piscina foi demolida com a promessa por parte da prefeitura de que em 2 anos haveria outra em seu lugar, mais moderna e com a capacidade para mais pessoas. O projeto incluía também a remodelação do Mercado de la Cebada que seria substituído por um de arquitetura vanguardista com lugares de estar, instalações desportivas e com uma cobertura verde.

Via Plataforma Urbana

Segue avançando o ano de 2012 e os vizinhos ainda esperam que comece a construção da piscina e o mercado, o que se vê cada vez mais distante.

Via Plataforma Urbana

Segundo os meios de comunicação espanhóis, no lugar vai ser construído um luxuoso centro comercial, sem o equipamento desportivo prometido, e que será mais exclusivo e, portanto, não estará disponível para todo o público.

Via Plataforma Urbana

Enquanto este espaço se transforma em outro centro comercial da moda, vizinhos e grupos converteram este lugar vazio em um Campo de Cebada, sem piscina mas cheio de atividades que que conseguiram convertê-lo em um espaço de referência, onde os vizinhos podem participar e desenvolver atividades auto organizadas em que todos são convidados a ficar.

Via Plataforma Urbana

Neste contexto no dia 15 de maio, o grupo luzinterruptus conduziu uma instalação em forma de piscina de luz com o objetivo de recordar aos vizinhos o que foi o espaço.

Via Plataforma Urbana

Durante um mês, estiveram recolhendo vasilhames transparentes reciclados, que os mesmos vizinhos foram deixando em containers dentro do Campo.

Via Plataforma Urbana

Ao final, conseguiram mais de 2000 recipientes transparentes que lavaram e condicionaram, com a ajuda de muitas crianças, amigos e visitantes do campo foram colocando com certa “ordem desordenada”, os quais encheram de água de cor azul e luzes até conseguir uma piscina luminosa de 6×4 metros.

Via Plataforma Urbana

A instalação se chamou Piscina no fundo do Campo de Cebada, a qual os vizinhos puderam apreciar durante toda uma noite.

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Intervenção Urbana: Piscina pública no fundo do Campo de Cebada" 10 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79778/intervencao-urbana-piscina-publica-no-fundo-do-campo-de-cebada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.