Centro de Incubadoras / Contemporânea

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O Edifício parte como uma iniciativa do Instituto Empresarial do Minho e esta localizado próximo de uma movimentada estrada sobre um terreno praticamente plano.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Os limites norte e leste do terreno enfrentam vistas panorâmicas que dão para um bosque de carvalhos, o qual tem as montanhas Gerês como cenário de fundo. Pelo lado sul, por sua vez, o setor encontra-se no limite de um bairro composto praticamente de casas.

Croquis 05

Devido ao pequeno terreno e sua proximidade com a estrada, tentou-se convencer a empresa gestora do projeto, a criar um ambiente protegido e apto para o tipo de atividades que ali se desenvolveriam.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O conjunto, com aproximadamente 2.000 metros quadrados, divide-se em dois níveis distribuídos em duas alas, formando um L, seguindo duas direções e deixando o átrio como ponto de rotação. Uma das alas segue a linha das casas existentes, continuando a frente de maneira consistente.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

O átrio foi projetado para fazer convergir as diferentes atividades coletivas do conjunto: secretaria, o bar, sala de espera, sala multi uso, etc., reservando as salas de incubação a ambos lados dos corredores em cada uma das alas. A segunda planta repete um esquema similar.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Embora algumas salas enfrentem a estrada ou a vizinhança, as janelas dirigem suas vistas para a paisagem mais tranquila. As janelas receberam diferentes tratamentos, aquelas que enfrentam o oeste foram equipadas com persianas metálicas móveis. Aquelas para leste e sudoeste, com beirais inclinados, também metálicos.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Todo o volume está coberto de azulejos brancos e escuros, parecido ao de um tabuleiro de xadrez em ordem a provocar um efeito ótico forte e misterioso.

Planta pavimento térreo

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Contemporânea / Manuel Graça Dias + Egas José Vieira
  2. Coordenação: Duarte Correia, Arquiteto
  3. Colaboradores: Sara Baptista, Marta Quinaz, Arquitetos
  4. Cliente: Instituto Empresarial do Minho
  5. Construção: ACF, SA
  6. Supervisão: Lurdes Marques, Engenheiro
  7. Modelo: José António Aires Pereira
  1. Ano: 2005-2007

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Centro de Incubadoras / Contemporânea" 09 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79592/centro-de-incubadoras-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.