4ª edição do workshop "Que cidade é essa? 2012" com o tema Esqueletos Urbanos

Será realizada na Faculdade de Arquitetura da UFBA a 4ª edição do workshop de projetos urbanos para Salvador, intitulado “Que Cidade é Essa? 2012″.

Tendo sido criado como parte das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Arquitetura no ano de 2009, o Workshop cresceu (na sua 3ª edição foram 250 estudantes inscritos) e se desenvolveu para uma atividade transdisciplinar, contando nesta edição com a previsão de participação de estudantes e professores de distintos cursos da Universidade.

O tema deste ano é Esqueletos Urbanos, no qual os estudantes estão convidados a elaborar propostas de novos usos para os edifícios abandonados na área central da cidade. A semana de projetos acontecerá entre os dias 19 e 26 de novembro.

Esqueletos Urbanos

A redução da taxa de déficit habitacional associada ao crescimento explosivo do número de imóveis abandonados em Salvador é um dos últimos sintomas do processo de gestão urbana favorecedora da especulação imobiliária, reforçando os mecanismos excludentes da cidade. As consequências deste processo para o centro da cidade avançam sobre outras dimensões da vida urbana: esvaziamento, perda de patrimônio, necrose. Diante deste contexto, o uso de construções abandonadas adquire uma dimensão urbanística e uma conotação política e social. É possível pensarmos ir contra este processo projetando novos usos para os esqueletos urbanos? É possível inserir as demandas dos grupos sociais que historicamente habitam e dão vida às áreas centrais e que comumente não são reconhecidos pelas políticas públicas?

Em sua quarta edição, o Workshop Que cidade é essa? tratará das inúmeras construções abandonadas ou esvaziadas – os esqueletos urbanos -, com real potencial de aproveitamento, investigando possíveis usos e destinações. O Centro Antigo de Salvador e seus arredores é a área escolhida como espaço para a realização deste desafio, tendo em vista o crescente número de imóveis abandonados em um contexto de valor arquitetônico reconhecido. O evento pretende estabelecer um catálogo de ideias arquitetônicas que determinem usos para esses vazios urbanos, restaurando e demonstrando o potencial da função social desses imóveis obsoletos. Soma-se a esse objetivo a intenção de provocar a formulação de projeto de lei para uma ação popular que regularize a desapropriação de imóveis no município de Salvador quando não estejam cumprindo a sua função social.

A Atividade de Extensão Workshop Que cidade é essa?

A quarta edição do Workshop Que cidade é essa? dá continuidade à experiência de sucesso das três edições anteriores da atividade de extensão da Faculdade de Arquitetura da UFBA, que tem o objetivo primordial de debater questões urgentes da agenda urbana da cidade de Salvador através de propostas que rompam com a lógica determinante das soluções comumente adotadas e, a partir do estabelecimento de uma arena destinada à reflexão sobre a realidade existente, ampliar também o debate sobre o papel da atuação do profissional de Arquitetura e Urbanismo.

O Workshop Que cidade é essa? surgiu em 2009, como parte da comemoração do 50° aniversário da Faculdade de Arquitetura da UFBA. De lá para cá, experimenta uma crescente participação de estudantes e um aprofundamento da sua vinculação com as questões sociais da cidade. Desta forma, ele se caracteriza pelo empenho da complementação da formação técnica com a formação cidadã dos estudantes, pela ampliação paulatina de ações interdisciplinares e de incorporação dos aspectos da interinstitucionalidade (através das parcerias estabelecidas com o CEAS – Centro de Ação social e com a UNEB – Universidade do Estado da Bahia), e pela integração vertical entre os estudantes de diferentes períodos.

Além do imediato suporte técnico que os projetos desenvolvidos no Workshop representam para as comunidades envolvidas, a ação de extensão vem contribuindo para o empoderamento destas comunidades, mediante debates e expectativas criadas pelos projetos. É com esta perspectiva de ação que o Workshop vem sendo um campo onde se tem a chance de por em prática a integração curricular e de saberes, assim como de gerar novas propostas de extensão (exposições, curso de capacitação para comunidades carentes) e de assessoria técnica (escritório público).

Estrutura e programação da 4ª edição

Dando continuidade à parceria de sucesso estabelecida com o CEAS – Centro de Estudos e Ação Social, responsável pela articulação com as comunidades, os trabalhos serão desenvolvidos a partir das demandas de diversas associações de moradores da área de estudo (o Centro Antigo de Salvador), como a AMACH, Moradores de Rua, Força Feminina, Resistência, AMACHA e Atrás. Além disso, este ano será aprofundado o caráter transdisciplinar da atividade, com a participação dos estudantes e professores dos cursos de Serviço Social, Direito e Medicina, da UFBA, além do curso de Urbanismo da UNEB. Esta perspectiva transdisciplinar tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos que, além das propostas arquitetônicas e/ou urbanísticas, contemplem também as questões relativas à regularização fundiária e da ação social.

Este ano, além da semana intensiva de projetos do Workshop (de 19 a 26 de novembro), será montada durante este período uma “central de atendimento” em resposta às necessidades de caráter urgente da população. Esta “central de atendimento” contará com a participação de alguns serviços prestados pela UFBA e com os serviços da SETAD – Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão, e funcionará de 8:00 as 18:00 no Centro Histórico.

Programação

1)O PERÍODO ANTERIOR À SEMANA DE PROJETOS

17 de outubro de 2012

Lançamento do Workshop Que Cidade é essa? 2012, no auditório Mastaba, da Faculdade de Arquitetura da UFBA.

Apresentação do tema, programação, novidades da 4a edição da atividade de extensão.

até 19 de outubro de 2012

Concurso de video 90seg=esqueletos urbanos, maiores informações no blog. (prazo estendido até 22 de outubro)


22 a 24 de outubro de 2012 

URBICENTROS#3
O Seminário organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFBA tem como tema a Morte e Vida nos Centros Urbanos. A parceria estabelecida com o URBICENTROS levou à delimitação da área central da cidade como o espaço de trabalho do Workshop. Desta maneira, os trabalhos apresentados no URBICENTROS funcionam como um grande painel teórico sobre as questões relativas aos centros urbanos.

 

2) A SEMANA DE PROJETOS


até 15 de novembro de 2012

período de inscrições no Workshop


19 a 26 de outubro de 2012

19 de novembro, 9:00: Abertura do Workshop, auditório da Faculdade de Medicina no Terreiro de Jesus.

19 de novembro, 14:00: Visita às comunidades e áreas de projeto.

20 a 23 de novembro: desenvolvimento das propostas na Faculdade de Arquitetura

26 de novembro, 18:00: Apresentação das equipes, no Terreiro de Jesus.

 

Workshop Que Cidade é essa? 2012

http://qcidadessa.blogspot.com.br/

 

Coordenação

Any B. Ivo, Fac. Arquitetura, UFBA

Márcio C. Campos, Fac. Arquitetura, UFBA

 

Organização

Any B. Ivo, Fac. Arquitetura, UFBA

Cristiana Mercury, Serviço Social, UFBA

José Maurício Daltro, CEAS

Márcio C. Campos, Fac. Arquitetura, UFBA

Stela Senes, Serviço Social, UFBA

 

Equipe Executiva

Any B. Ivo, Fac. Arquitetura, UFBA

Ceila Cardoso, Fac. Arquitetura, UFBA

Fábio Velame, Fac. Arquitetura, UFBA

Luciana Calixto, Fac. Arquitetura, UFBA

Márcio C. Campos, Fac. Arquitetura, UFBA

Maurício Chagas, Fac. Arquitetura, UFBA

Renata Burlacchini, Fac. Arquitetura, UFBA

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "4ª edição do workshop "Que cidade é essa? 2012" com o tema Esqueletos Urbanos " 08 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79161/4a-edicao-do-workshop-que-cidade-e-essa-2012-com-o-tema-esqueletos-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.