Casa D / HHF Architects

© Tom Bisig

O terreno, há apenas 25 minutos de Basel, tem uma vista magnífica. A Casa D foi a última casa a ser construída em Nuglar e possui uma situação privilegiada. Está orientada paralelamente à paisagem, reforçando a importância da vista. Com uma vista de mais de 180º de amplitude, pode-se visualizar o entorno não construído: terras verdes com árvores frutíferas maduras.

© Tom Bisig

O HHF explorou radicalmente a situação e acentuou as características locais com ações muito simples: o nível principal é um espaço aberto – que conta com a cozinha, a área de jantar e de estar – adjacente a um núcleo de concreto e a uma escada que leva ao nível superior e inferior. O espaço externo é um grande terraço.

© Tom Bisig

O cliente, que vive aqui desde o início de 2012, decididamente não queria um jardim que necessitasse manutenção. Portanto, o terraço é composto por um deck de madeira e uma piscina. Pelo leve declive do terreno, o deck de madeira foi feito elevado, o que protege o espaço principal dos olhares curiosos dos passantes.

Esquemas

O grande terraço ganha um caráter simbólico através do sutil radicalismo com o qual o HHF abordou a tarefa de construir esta casa. A casa inteira é muito simples, fato que também se manifesta através do uso de três materiais básicos: vidro, madeira e concreto. O tratamento simples e honesto dos espaços externos encontra ressonância na firmeza e austeridade do interior.

© Tom Bisig

Os arquitetos tinham interesse em trabalhar com o que estava disponível; não buscaram desenvolver detalhes elaborados , já que produtos industrializados podem ser adaptados às suas necessidades. No entanto, a equipe desenvolve seus próprios detalhes quando o mercado não apresenta algo adequado disponível.

Corte 03

A madeira não tratada utilizada nos forros e portas apresenta uma brutalidade inesperada em uma casa como esta. No entanto, qualquer afirmação de que a Casa D é simples, é uma brincadeira com esta palavra. A casa conta com 241m² de área útil divididos em três níveis, com três quartos, três banheiros, uma sala de ginástica, um escritório e as áreas de estar mencionadas. Uma garagem separada, com espaço para quatro carros e acesso direto para a casa, completa a lista.

Implantação

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Markus Leixner, Anna Smorodinsky, Mio Tsuneyama

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Casa D / HHF Architects " 06 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-79073/casa-d-hhf-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.