Vídeo: Análises de Redes Urbanas

Este vídeo apresenta a Red Toolbox Urban, uma ferramenta digital desenvolvida pela City Form Lab, instituição da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura, em conjunto com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Juntos criaram uma ferramenta que permite realizar análises gráficas de redes urbanas com base em cinco índices: Alcance, Gravidade, Intermediação, Proximidade e Distância.

Urban Network Analysis from City Form Lab on Vimeo.

Com eles, pode-se compreender melhor o que ocorre nas cidades e a maneira como os espaços físicos se relacionam nelas, tendo em vista os edifícios e as redes de circulação que se criam em seus entornos.
Esta nova ferramenta pode ser muito útil para arquitetos, planejadores urbanos ou qualquer pessoa que esteja interessada em realizar análises setoriais a fim de compreender a configuração das cidades, levando em consideração elementos ambientais, econômicos e transformações sociais.
A particularidade desta ferramenta está em três características fundamentais. Primeiramente, o software utiliza parâmetros de geometria e topografia das redes de entrada com unidades de medida de distância (metros ou milhas) e distância topológica, para obter os obstáculos urbanos de um setor específico. Isto permite obter resultados mais precisos de acessibilidade e circulação. Em segundo lugar, pode-se analisar mais de dois edifícios localizados em uma mesma rua, diferenciando-se de outros softwares, pois não apenas considera seus nós e bordas, mas internaliza-os como uma nova rede espacial. Por último, os edifícios podem ser avaliados segundo suas características mais particulares, como volume, população e interferência na vida cotidiana.

Imagem capturada do vídeo

Com estas três características, Red Toolbox Urban se torna um instrumento inédito que gera resultados mais precisos e informações detalhadas de áreas densamente povoadas.
Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir o ArGic Network Analyst, um software com o qual se pode criar e compartilhar mapas interativos com dados demográficos, imagens dos lugares e dados que orientem a navegação. Isto pode ser utilizado, por exemplo, para localizar as paradas de transporte público de acordo com a necessidade real de lugares da cidade, levando em consideração a demanda dos habitantes das residências do entorno, permitindo otimizar a rede de transporte público.
Se desejar, pode fazer o download do software gratuitamente na página do projeto.
Via Ciudad Pixel.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Vídeo: Análises de Redes Urbanas" 13 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78888/video-analises-de-redes-urbanas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.