Cinema e Arquitetura: “Baraka”

Baraka é a palavra para “benção” em muitas línguas arábicas. Este é o título da obra de Ron Fricke, o responsável pela fotografia do filme Koyaanisqatsi, postado recentemente aqui, de Godfrey Reggio. Desta vez, ele apenas incluiu uma trilha sonora e deixou o resto por conta da compilação de registros impressionantes da natureza e do progresso da civilização.

Cenas do Filme “Baraka”

Informações principais

Título original: Baraka
Ano: 1992
Duração: 96 min.
País: Estados Unidos
Direção: Ron Fricke
Roteiro: Constantine Nicholas, Genevieve Nicholas
Trilha sonora: Lisa Gerrard, Brendan Perry, Michael Stearns (Dead Can Dance)

Cenas do Filme “Baraka”

Trama

Baraka não tem trama, nem linha narrativa, atores, diálogo ou qualquer voz acrescida na montagem. Em vez disso, o filme utiliza temas para apresentar novos passos e evocar emoções através do puro cinema. Baraka é um caleidoscópio, uma compilação global de eventos naturais e humanos na Terra. O tema de Baraka apresenta algumas similaridades com Koyaanisqatsi – incluindo gravações de várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades vibrando registradas através de fotografias em time-lapse, buscando capturar a pulsação cotidiana da humanidade.

Cenas do Filme “Baraka”

O filme apresenta diversos planos longos em vários cenários, incluindo Auschwitz e Tuol Sleng: fotos de pessoas envolvidas, crânios empilhados em uma sala, ossos amontoados. Assim como Koyaanisqatsi, Baraka compara os fenômenos naturais e tecnológicos. O filme também busca uma perspectiva cultural universal: o registro de uma elaborada tatuagem em uma yakuza japonesa precede uma visão de pintura tribal.

Cenas do Filme “Baraka”

Trailer

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Cinema e Arquitetura: “Baraka”" 02 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78563/cinema-e-arquitetura-baraka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.