Gisa & FGC / OAB

© Alejo Bagué

Numa das entradas principais de Barcelona, integrada na operação da cobertura das vias dos FGC e a reconversão das antigas oficinas, aparece um comprimido resultante da intersecção das tramas urbanas dos bairros de Sarriá e Tres Torres com a Via Augusta; gerando assim um grande espaço público que resolverá o desnível existente entre ambos os bairros.

© Alejo Bagué

No cruzamento da Via Augusta com as ruas de Vergós e Cardenal de Sentmenat emerge o conjunto dos edifícios das Sedes Corporativas da GISA e FGC, que apesar do restritivo das normas que demarcavam uma volumetria específica, resultam de um trabalho de integração urbana, outorgando a eles um caráter próprio de edifícios institucionais: emblemáticos e funcionais.

© Alejo Bagué
© Alejo Bagué

O programa funcional dos dois edifícios é resolvido mediante plantas diáfanas para o espaço público entre ambos e escritórios nos perímetros exteriores. A modulação da fachada está elaborada para flexibilizar e dar versatilidade à distribuição interior.

© Alejo Bagué

Um estudo do detalhe, com soluções construtivas muito cuidadosas, resolve toda a pele exterior com um único módulo de alumínio anodizado extrudido.

© Alejo Bagué

Ficha técnica:

  • Arquitetos:OAB
  • Ano: 2009
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Localização: Barcelona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: OAB
  2. Equipe de Projeto: Carlos Ferrater, Núria Ayala
  3. Colaboração: AT3 S.C.P.
  4. Estrutura: Jordi Bernuz

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Jorge Alves. "Gisa & FGC / OAB " 31 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78466/gisa-e-fgc-oab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.