AV62 Arquitetos ganha o Concurso para o Museu Nacional do Afeganistão

 

O Ministério de Informação e Cultura da República Islâmica do Afeganistão, em colaboração e patrocínio com o Governo dos Estados Unidos e a Embaixada dos EUA em Cabul, premiou o escritório AV62 Arquitectos com o primeiro prêmio do Concurso para o Museu Nacional do Afeganistão. A equipe espanhola foi selecionada entre mais de 72 outras propostas de 31 países.

O segundo e terceiro lugares, junto com as menções honrosas, também foram conhecidos na cerimônia de premiação em Cabul.

A missão do Novo Museu do Afeganistão é a de conservar, recolher, estudar e expor exemplos importantes do patrimônio rico e diversificado culturalmente do país, ao mesmo tempo em que educa comunidades locais e internacionais, e promove um conhecimento mundial e a valorização das notáveis estórias e tradições.

Primeiro lugar: AV62 Arquitectos (Espanha)
Equipe de projeto: Toño Foraster Mariscal, Victoria Garriga Ariño, Blanca Pujals, Stefano Carnelli, Itziar Imaz, Nuno Lopes, Daria Luce, Luis de la Fuente, Samantha Sgueglia, Marc Marin

1º Lugar: AV62 Arquitectos (Espanha)

O relatório do júri declarou: “A força desta proposta de projeto baseia-se no equilíbrio que foi alcançado entre a forma arquitetônica e a apresentação das coleções que serão abrigadas na nova edificação do museu. Isto foi conseguido com a aparência exterior que é distinta, mas discreta, e que responde às condições locais, em conjunto com um esquema coerente na articulação espacial interior que leva em conta a natureza dos materiais que possam ser exibidos. Além disso, o projeto é uma solução construtiva relativamente simples, que é ao mesmo tempo acessível e realista por poder ser construída com materiais e habilidades locais – esse projeto permitirá que a coleção esteva seguramente armazenada o mais breve possível. O claro e simples conceito de circulação, juntamente com a um grau de modulação, resulta em um arranjo espacial eficiente para os funcionários e as operações que serão realizadas ali, ao que também oferece um grau de flexibilidade para responder às necessidades de mudança e variação das exibições”.

1º Lugar: AV62 Arquitectos (Espanha)

Em sua apresentação, os arquitetos parecem ter pensando tanto nas exposições como na aparência da pele do edifício, que é discreta e não compete com as instalações existentes do National Museum ou com os outros edifícios da área. A proposta é uma das poucas que criam espaços interiores que respondem efetivamente ao programa, ao mesmo tempo em que fornece uma capa básica e proporcional a uma série de configurações de exibição que podem ser consideradas, com um uso efetivo e realista da luz natural de Kabul através do uso inteligente de um pátio interno. Esta consideração de variação e drama –os mais importantes ganhos do espaço da galeria- será uma agradável surpresa ao visitante que passeia por esse corpo enganosamente simples. Através da utilização de abóbodas de tijolos paralelas na cobertura do edifício, os arquitetos procuraram formas e materiais vernáculos, bem como a utilização da luz natural. O júri considerou que, embora a aplicação da telha cerâmica decorativa no exterior não foi muito bem-sucedida, o uso de tais materiais tradicionais pode ser revisitado e efetivamente utilizado no projeto. O uso de materiais tradicionais é geralmente efetivo economicamente quanto aos custos da construção e da manutenção, e, além disso, também suporta a preservação dessas habilidades locais e os artesãos que as realizam. A escala humana da proposta para o novo museu não é intimidadora, e tem o potencial de receber e encorajar os visitantes a passar um tempo dentro do museu ou no jardim adjacente, onde adições apropriadas que foram propostas têm o potencial de ligar o existente com o novo. Em resumo, o vencedor do Primeiro Lugar é uma resposta ousada e atenciosa aos requisitos técnicos e estéticos do programa, e tem o potencial de resultar em um edifício que é eficiente e acessível economicamente e, como uma instituição nacional, ser uma fonte de orgulho para as futuras gerações de afegãos.

 

Segundo Lugar: Mansilla + Tuñón Arquitectos (Espanha)
Equipe de Projeto: Emilio Tuñón, Matilde Peralta, Jesús Vasallo, María José Castillón, Ruben Arend, Carlos Brage, Marceline Ruckstuhl, Andrés Regueiro, Carlos Martínez

2º Lugar: Mansilla + Tuñón Arquitectos (Espanha)

Terceiro Lugar: fs-architekten, Paul Schröder Architekt BDA (Alemanha)
Equipe de Projeto: Paul Schröder, Sabine Habicht, Oliver Schmand, Gregor Kahlau, Melanie Dahmen, Süleyman Yaya, Rona Khpalwak, Alona Lavrenteva

3º Lugar: fs-architekten, Paul Schröder Architekt BDA (Alemanha)

 

Menções honrosas

IAN+ architecture & engineering (Itália)
Lawrence and Long Architects (Irlanda)
Luisa Ferro, Architect (Itália)

 

O júri

Dr. Sayed Makhdoom Raheen (Chair, Ministro da Informação e Cultura)
Toby Allen (MEng (Hons) Engineering Sciences, CEng, MICE)
Susanne Annen (Dipl.-Ing. Architecture)
Klaus Bode (Hon FRIBA , BSc (Hons) Building Environmental Services Engineering)
Dinah Casson (1st class degree Ravensbourne College of Art & Design)
Dr Vartan Gregorian (President Carnegie Corporation, New York)
Dr Navina Haidar (MA Art and Archaeology BA Honors English Literature)
Professor Bashir A. Kazimee (BArch, MArch Advanced Studies)
Jolyon Leslie (BArch, MA Diploma Architecture)
William C.S. Remsen (MArch, MA Landscape Architecture, B.A. Anthropology and Architecture)

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano: 2012

Equipe:


Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. "AV62 Arquitetos ganha o Concurso para o Museu Nacional do Afeganistão" 22 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-78203/av62-arquitetos-ganha-o-concurso-para-o-museu-nacional-do-afeganistao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.