Chile by Night

Localizado na cidade de San Pedro de Atacama, a AA/MARQ Visiting School de 2013, Chile by Night, se voltará para as condições extremas físico geográficas do deserto do Atacama no Norte do Chile. Como sequência dos dois anos anteriores de pesquisa sobre a mineração no deserto e, em seguida, sobre as indústrias rurais,esta terceira iteração do Deserta trabalhará sobre a relação entre a ciência e este árido contexto através do estudo das demandas impostas pela astronomia sobre as cidades, os territórios e a paisagem do Atacama.

Assim como pequenas empresas mineradoras do Chile exploram há muito tempo este ambiente desolado na busca por ouro, cobre e lítio, grandes projetos multinacionais como ALMA e PARANAL estão aumentando sua atenção nesta área devido às oportunidades incomparáveis que os estudos têm apresentado sobre o céu à noite – o mais brilhante, mais escuro e mais seco do mundo – e as vantagens únicas de poder desfrutar de dias e noites perpétuos sem nuvens e, ainda, de um céu sem qualquer influência de recursos de iluminação artificial.

Esta astronomia, no entanto, não possui apenas ramificações para um melhor entendimento do universo, mas também para a forma como esta apropriação científica do deserto pode afetar na paisagem terrestre, com a introdução de grandes conglomerados que se baseiam em torno de telescópios gigantes, sem mencionar ainda o fluxo constante de astrofísicos que migram para estas instituições por todo o mundo. Reconhecida como uma das poucas janelas ainda existentes para o universo, esta reconciliação entre deserto e ocupação científica transformou a escuridão em um recurso. Alertado desta realidade de um “novo deserto noturno”, o workshop Chile by Night considerará o papel da escuridão nas cidades e a exploração de projetos que considerem esta questão, ao mesmo tempo em que pesquisará o impacto da astronomia sobre o meio ambiente tanto na paisagem natural como na paisagem cultural do Atacama. Esta pesquisa combinará projeto e pesquisa teórica com investigará uma armadura arquitetônica, história, artística, literária, cinematográfica e de imagens, tudo o que possa ajudar a imaginar possíveis cenários futuros para o deserto do Atacama.

Organizado em colaboração com o Centro do Deserto do Atacama (CDA), o curso será ministrado por tutores da AA e da Universidade Católica de Santiago. Astrônomos convidados farão parte do grupo em palestras e seminários de trabalho. O workshop de dez dias será aberto para estudantes, recém formados, jovens designers e arquitetos, bem como profissionais de outras áreas interessados em explorar formas alternativas da atividade.

Via www.chilebynight.org

Inscrições

O prazo máximo para as inscrições é dia 30 de Novembro de 2012 e os formulários e informações adicionais estão no site: www.aaschool.ac.uk/santiago. Todos os participantes que vêm exterior são responsáveis por proteger os vistos necessários para a entrada no Chile, e são aconselhados a contatar a sua embaixada o quanto antes. Após o pagamento de taxas, a Escola de AA pode fornecer uma carta confirmando a participação no workshop.

Acomodações e custos

O AA Escola Visitar requer uma taxa de £ 772 por participante, que inclui uma £ 60 Sócio Estudante Visitante, pago online em: www.aaschool.ac.uk / Santiago. As taxas incluem viagens e alojamento em San Pedro de Atacama, mas não incluem vôos para o Chile ou alojamento em Santiago. Os alunos precisam trazer seus próprios laptops e equipamentos digitais e garantir que seus equipamentos possuam seguro próprio, já que  AA não se responsabiliza por itens perdidos ou roubados durante o workshop.

Mais informações:

Data: 3 a 11 de Janeiro de 2013

Diretor do programa: Pedro Alonso

Diretor do Visiting School: Christopher Pierce

Coordenadora do Visiting School: Karina Joseph

Tutores: Thomas Weaver, Alessandra Ponte, Pilar Cereceda, Francisco Förster, Elise Servajean, UMWELT (Ignacio García + Arturo Scheidegger).

visitingschool@aaschool.ac.uk

Architectural Association School of Architecture

36 Bedford Square, London WC1B 3ES

 

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Chile by Night" 29 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-77852/chile-by-night> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.