A paisagem & crítica de arquitectura em Portugal - Duas conferências em São Paulo na Escola da Cidade

A Escola da Cidade, em São Paulo, vai acolher nos próximos dias 25 e 31 de Outubro duas palestras com autores portugueses publicados pela Dafne Editora, numa oportunidade especial para conhecer os livros desta pequena editora de vão de escada, do Porto.

25 de Outubro : André Tavares
A anatomia do livro de arquitectura
Seguido de debate com José Lira
Escola da Cidade, 14h30-17h30

Procuramos demonstrar uma hipótese: a capacidade de o livro ser o articulador ideal entre concepção intelectual da arquitectura, por natureza inatingível, e a expressão cultural dessas ideias, por natureza ambígua. Essa dimensão articuladora ganha sentido nas práticas de construção do livro, nos processos de selecção editorial, montagem, escrita e organização de conteúdos. E esse processo não é totalmente independente dos mecanismos de organização do projecto e da obra que lhe estão subjacentes. Esses procedimentos revelam, cruzando uma multiplicidade de campos de trabalho específicos (imagem, linguagem, desenho, crítica, etc.), opções cruciais na construção de sentido do discurso arquitectónico. Através desse percurso indirecto, mas revelador, serão visitadas algumas obras e livros que as precederam, acompanharam ou revelaram a posteriori, dissecando as condições técnicas do seu fazer e relacionando as práticas editoriais com os argumentos que fizeram emergir na cultura arquitectónica.

31 de Outubro : Álvaro Domingues
A paisagem era verde, veio uma cabra e comeu-a!
Seguido de debate com Guilherme Wisnik
Aliança Francesa, 18h00-20h00

Em Portugal, depois de uma política de gestão de paisagem que foi quase inexistente até à década de 1980, os especialistas denunciam, hoje, uma gestão demasiado burocrática e pouco transparente. A urbanização processa-se a um ritmo alucinante, o mundo urbano invade as áreas rurais graças às infra-estruturas que asseguram a acessibilidade do território, e as estradas que atravessam as aglomerações são a imagem perfeita de um fluxo descontrolado e em perpétua reconstrução. Os livros A Rua da Estrada e Vida no Campo lançam um olhar sobre a difícil tarefa, ou impossível, de encontrar continuidades entre as memórias mais ou menos ficionadas do passado e o que lhes está a acontecer. É difícil entender a simultaneidade e a contradição dos acontecimentos e o modo como se sucedem. É difícil, sobretudo, controlar as emoções acerca do que acontece. Estamos a um passo de uma crise total de sentido. Esta conjuntura produz-se numa hiper-abundância de imagens e elas organizam-se em múltiplas narrativas. Serão listas infinitas de imagens, sensações e emoções, isto é, uma vida que tende a conter uma infinidade de coisas e relações entre coisas.

Organização: Dafne Editora

Parceria: Escola da Cidade

Apoio Financeiro: Direção Geral das Artes – Secretaria do Estado da Cultura

Apoios: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto

 

Informações via Dafne Editora

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "A paisagem & crítica de arquitectura em Portugal - Duas conferências em São Paulo na Escola da Cidade" 24 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-77320/a-paisagem-e-critica-de-arquitectura-em-portugal-duas-conferencias-em-sao-paulo-na-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.