Bienal de Veneza 2012: Futura Bold? Post-City: Considerando o caso de Luxemburgo

O Pavilhão de Luxemburgo para a Bienal de Veneza 2012, intitulado Futura Bold? Post-City: Considering the Luxembourg case, é uma exploração especulativa das questões futuras que as cidades do século 21 irão enfrentar. Usando o caso de Luxemburgo, Post-City procura uma atitude para com as forças do ambiente urbano, ao invés de concluir com uma proposta urbana. Post-City coloca questões pertinentes que surgem das condições urbanas atuais de Luxemburgo. Colocado como uma plataforma de discussão, o pavilhão pode ser visto no Ca’ del Duca como parte da Bienal até o dia 25 de novembro.

Cortesia dos expositores do Pavilhão de Luxemburgo Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan

O Post-City avalia Luxemburgo através de uma lente subjetiva. Tomando cinco ambientes específicos dentro da cidade, escolhidos por sua relevância à cena urbana da cidade, a equipe selecionou Belval, Berchem, Ingeldorf, Kirchberg e Schengen como áreas que serão conectadas pela proposta Post-City.

Cortesia dos expositores do Pavilhão de Luxemburgo Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan

O resultado é um acúmulo da infraestrutura sobreposta e de uma colagem de experiências e situações urbanas existentes ou fictícias. Em resumo, é um reino de possibilidades sobrepostas para produzir oportunidades de conexão, oportunidades de visualizar a densidade e a concentração, e oportunidades de avaliar o sucesso e falhas potencias de tais estratégias. Post-City começa em uma zona indefinida especifica no meio do tecido urbano. Essa peça triangular é intencionalmente deixada em branco, a fim de acomodar as diferentes possibilidades potenciais.

Cortesia dos expositores do Pavilhão de Luxemburgo Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan

A proposta considera sete situações que vão desde o fluxo de tráfego e a coordenação de sistemas de infraestrutura para os setores de produção alimentícia e a agricultura. Propõe-se um sistema industrial que se alimenta de inovações conseguidas através da pesquisa universitária e de novas ideias, de uma maneira que segue a indústria na tendência da globalização, mas se mantém enraizada no desenvolvimento local. Uma variação de baixas e altas densidades dá oportunidades para diferentes tipos de atividades e desenvolvimentos.

Cortesia dos expositores do Pavilhão de Luxemburgo Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan

Concentrações de médio porte e uso misto definem espaços públicos e privados que são acessíveis e ativos. A paisagem natural é incorporada na periferia da proposta com uma floresta nos arredores da cidade. Um grid radial de ruas define a área residencial com diferentes tipos de unidades de habitação que podem acomodar uma variedade de pessoas e que têm a possibilidade de uma configuração de uso misto.

Cortesia dos expositores do Pavilhão de Luxemburgo Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan

A apresentação da proposta Post-City consiste em um modelo geral e instalações, obras de arte e ilustrações, e um livro que foi publicado especificamente para esse projeto. O livro é uma introdução, um guia para a reflexão da exposição, montado para incitar discussões que possam surgir como resultado da exposição.

Expositores: Yi-der Chou, Radim Louda, Philippe Nathan
Administrador: Fondation de l’Architecture et de l’Ingénierie, Luxembourg
Representado por: Christian Bauer, Tatiana Fabeck, Mathias Fritsch, Stefano Moreno, Andrea Rumpf
Apoiado por: Ministro da Cultura, Luxemburgo

Coordenação em Veneza: Caterina De Cesero / Galleria Upp
Modelos e instalações: Werkplaats Vincent de Rijk, Rotterdam Prefalux, Junglinster
Design gráfico: Manuela Dechamps Otamendi, Brussels
Ilustrações: Eva Le Roi, Brussels
Fotografias: Maxime Delvaux, 354photographers, Brussels

 

Sobre este autor
Cita: Marina de Holanda. "Bienal de Veneza 2012: Futura Bold? Post-City: Considerando o caso de Luxemburgo" 21 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76912/bienal-de-veneza-2012-futura-bold-post-city-considerando-o-caso-de-luxemburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.