Bienal de Veneza 2012: Formações: Novas Práticas na Arquitetura Australiana / Pavilhão da Austrália

O fascínio atual com a “reconstrução” do arquiteto surge como uma resposta direta às forças turbulentas, remodelando a cultura contemporânea mundial. Esta inquietação da estabilidade profissional da arquitetura durante grande parte do século passado tem forçado muitos arquitetos a questionar as motivações e os pressupostos sobre os quais a profissão e sua prática foram construídos.Leia mais com texto dos curadores Anthony Burke e Gerard Reinmuth:

© Nico Saieh

Ao localizar a prática como uma lente para examinar a arquitetura contemporânea, oferecemos uma maneira conceitualmente diferente de entender e criticar a arquitetura do que as modalidades usualmente empregadas. Nesta exposição, intitulada “Formações”, a prática é entendida tanto como um imperativo para a ação (prática como um verbo), e através da natureza profundamente contingente e relacional da arquitetura a forças além de suas fronteiras disciplinares e de controle.

© Nico Saieh

“Formações” descreve uma abordagem para a dinâmica de estruturas de prática que se estendem através e além do foco do arquiteto tradicional na construção. Aproveitando as potencialidades das estruturas práticas, dinâmicas, flexíveis e em rede, “Formações” aponta para uma mudança disciplinar longe do fascínio da forma e da técnica para uma re-energização da dimensão política, cultural e experimental da arquitetura.

© Nico Saieh

O trabalho apresentado nesta exposição examina seis práticas únicas atualmente baseadas na Austrália que desafiam os limites da arquitetura e da prática como é geralmente entendida. Ao explorar o potencial para a concepção de prática em si, essas seis equipes revelam oportunidades para uma compreensão muito mais ampla da arquitetura e sua ação ou a capacidade de efetuar uma mudança positiva no mundo.

© Nico Saieh

A exposição “Formações” apresenta seis grupos arquitetonicamente inovadores, que estão explorando novos domínios de trabalho, tão diversos como a robótica, causas humanitárias, tecnologia especializada e redes de educação e mídia. A exposição se concentra em como essas práticas não convencionais são formadas e trabalhadas, expressando através de dispositivos digitais interativos, instalações estruturais, filmes, transmissão de rádio ao vivo e uma série de eventos além do Pavilhão.

© Nico Saieh

“Formações” contribui para um crescente corpo de trabalho sobre o futuro da profissão como um todo, e do tipo de profissionais e práticas que ele constrói. Ao se concentrar não em objetos, mas sobre as práticas e ações, a exposição sugere uma alternativa para as formas em que concebemos arquitetura e os potenciais das práticas que acontecem em seu nome.

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Bienal de Veneza 2012: Formações: Novas Práticas na Arquitetura Australiana / Pavilhão da Austrália" 19 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76578/bienal-de-veneza-2012-formacoes-novas-praticas-na-arquitetura-australiana-pavilhao-da-australia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.