Kunsthülle LPL / OSA

© Johannes Marburg

Em 2006, a Fundação Greenland Street convidou o Office for Subversive Architecture a desenvolver a primeiro de seus projetos anuais que serão colocados no teto da The Blade Factory.

 

© Johannes Marburg

“Kunsthülle LPL” é uma instalação temporária de arte contemporânea em Liverpool. A estrutura colocada na cobertura é um espaço experimental para leituras, performances e eventos. Ela parece se mesclar com a antiga fábrica, incorporando uma escada existente, a cobertura e se estendendo sobre a fachada pública do edifício.

© Johannes Marburg

A instalação consiste em uma estrutura tipo pavilhão que divide a cobertura em dois terraços – a “Cidade” e “Merseyside” – que são delimitados por vegetação. Uma membrana permeável permite aos visitantes caminharem de uma zona para outra, passando através de uma cortina que se flexiona e dobra.

© Johannes Marburg

Feita de membrana de PVC, usada em edifícios industriais modernos, a pele translúcida possui duas camadas: uma camada branca externa que protege o espaço das intempéries, e uma camada vermelha interna, que protege térmica e acusticamente.

© Johannes Marburg

A “Kunsthülle LPL” reage às alterações ambientais através de mudanças na iluminação e ventilação através das membranas, gerando um caráter dinâmico e vivo. A pele translúcida age como um sinalizador que conecta o centro de artes com a cidade, oferecendo um espaço para conversas e discussões com vistas fantásticas para o rio Mersey e para Liverpool.

Corte 02

Inspirado pela regeneração de Liverpool, o “Kunsthülle LPL” remete ao patrimônio industrial deste complexo fabril e dos edifícios vizinhos. A paisagem arquitetônica de Liverpool combina sítios tombados pelo Patrimônio Mundial, edifícios arruinados e uma grande variedade de renovações, restauros e edifícios novos. É uma mistura inspiradora. A sensação de estar crescendo é perceptível e o “Kunsthülle LPL” procura fomentar um debate mais amplo sobre o ambiente construído.

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Kunsthülle LPL / OSA" 18 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76469/kunsthulle-lpl-osa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.