Resultado: Concurso Nacional Arenas Culturais / Brasil

 

O Ministério da Cultura anunciou o resultado do Concurso Nacional Arenas Culturais , que teve como objetivo selecionar a melhor proposta para os espaços coletivos de convivência e fruição de atividades e ações de Cultura que serão desenvolvidas no período de realização da Copa do Mundo de 2014. A ideia, de acordo com os organizadores, é “reunir, em 12 espaços simultâneos nas cidades-sede, variadas mostras e permitir a circulação da produção cultural brasileira nas áreas da gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, circo, afro-brasileira e indígena, proporcionando a todos os presentes uma visão complexa da diversidade da cultura brasileira”.

De acordo com o Ministério da Cultura, dos quatro projetos apresentados ao júri, dois foram desclassificados por não atenderem ao edital do concurso. O projeto vencedor foi definido após votação popular, na internet. Veja a seguir os projetos premiados.

1º Lugar – Chirochi  Shimizu - Blumenau/SC

Imagem via Concurso de Projeto – 1º Lugar – Imagem 02

Memorial Descritivo

O momento é nosso. Os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. Não poderíamos nesta oportunidade, abandonar a nossa verdadeira origem, nossa história. De forma sutil, mas marcante, a Arena Cultural, em sua fachada, apresenta brises formados por elementos transpassados representando uma releitura das ocas e dos balaios indígenas, povo que retrata a história do Brasil. De encontro a isso, está o verde, em suas paredes vivas, cobertas por vegetação e nos degraus gramados da praça, representando nossa rica natureza. Esse conjunto de fatores evidencia e unifica a identidade brasileira, independente da região.

O tema sustentabilidade está implícito na sua forma arquitetônica e construtiva, optando por materiais que geram menor impacto ao meio ambiente, racionalizando sua execução. O espaço interno é bastante diversificado, com variações de pé direito, ambientes integrados e flexíveis e espaços que geram diversas sensações aos usuários, contrapondo a simplicidade do lado externo. Estes são elementos de um conceito arquitetônico que se completam com a integração da Arena com a praça.

Imagem via Concurso de Projeto – 1º Lugar – Imagem 03

O conceito de uma praça é ser um local de convivência e recreação para seu usuário. Pensando nisso, a Arena Cultural foi locada no centro, criando espaços que sejam usados pela população, consolidando pontos de encontro para todas as idades, com uma grande praça em torno dela, disposta em diferentes níveis integrando ainda mais a área interna da Arena com a área externa, dando liberdade de fluxo e podendo o usuário explorá-lo de forma livre. A conexão entre estes diferentes níveis de praça, é feita por degraus gramados, que juntos geram ambientes de grande concentração de pessoas, áreas de contemplação, permanência no espaço, lazer, atividades que exploram a diversificada cultura brasileira, pessoas interagindo, brincando, se divertindo, assistindo aos jogos, torcendo, vibrando, chorando de alegria, de felicidade, momentos únicos, completos e inesquecíveis. Enfim, um lugar para ser vivido.

2º Lugar – Oficina OA SC LTDA - Rio de Janeiro/RJ

Imagem via Concurso de Projeto – 2º Lugar – Imagem 01

Memorial Descritivo

Viva o Futebol que nos une

O Brasil é plural. Terra de muitos rostos, música, costumes e histórias. Em 2014, terá a oportunidade e a responsabilidade de receber a Copa do Mundo FIFA, que reconhecidamente mexe com uma das mais sinceras paixões nacionais, O FUTEBOL.

Inspirados na possibilidade de retratar a DIVERSIDADE CULTURAL do Brasil, nossa equipe propõem a construção de um edifício que, como parte da cidade, adote em sua construção a valorização de conceitos como: flexibilidade, a mutabilidade, a sustentabilidade e a adaptabilidade.

Imagem via Concurso de Projeto – 2º Lugar – Imagem 03

O projeto é uma obra aberta, o edifício se comunica com o visitante por sua composição, misturando-se ao lugar e a sua gente. A modulação do sistema construtivo em estrutura metálica, embora modular e ortogonal, também se adapta a diversas situações de organização espacial, favorecendo assim, a futura decisão quanto a sua exata implantação.

Este sistema privilegia conceitos como a economicidade e a reciclagem possibilitando a re-utilização e o reaproveitamento das peças estruturais na construção de outros equipamentos para a cidade sede, como creches e escolas, espalhando-se pelo território, tirando partido do fato de ser uma estrutura temporária.

Na essência, Arena é um local de convergência do olhar e de concentração de pessoas. O espaço proposto é coberto, estabelecendo amplo abrigo aos frequentadores. Esta cobertura apresenta-se de forma circular, como um disco que paira sobre o terreno e edifícios. Este disco é composto pela mesma lógica estrutural presente na tradicional bola de futebol – a forma hexagonal de sua costura. Seu anel, formado por hexágonos de leds são controlados por computador, fazendo com que este envelope DIGITAL se apresente como o elo comunicador do evento, um “placar eletrônico” que interage com a população da região e comanda a festa.

A praça, no centro da Arena, distribui todo o fluxo, permitindo a legibilidade total do conjunto e controle do mesmo. Este espaço permite a aglomeração de pessoas, estimulando o encontro e colaborando para a harmonia do conjunto, cuja austeridade das formas geométricas é atenuada pela tensão cromática entre edifício e paisagem.

Imagem via Concurso de Projeto – 2º Lugar – Imagem 02

 

Para mais informações consulte aqui a página oficial do concurso.

Fonte: Concursos de Projeto

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano:

Text Message Html

Cita: Victor Delaqua. "Resultado: Concurso Nacional Arenas Culturais / Brasil" 18 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-76164/resultado-concurso-nacional-arenas-culturais-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.