AirPod: O primeiro automóvel a ar comprimido

A fabricante indiana de automóveis, Tata Motors, juntamente com a companhia Motor Development International (MDI), de Luxemburgo, criaram o AirPod, um automóvel que funciona com ar comprimido, o que o torna o menos poluente já criado.

Via Plataforma Urbana

Este automóvel tem autonomia de 200km, velocidade máxima de 70km/h, não demora mais que dois minutos para ser recarregado e sua recarga não chega a custar 1 euro. Sua recarga pode ser feita em qualquer centro de serviços, já que não necessita de nada além de ar.

Via Plataforma Urbana

Seu motor funciona extraindo a pressão do ar de um tanque cuja capacidade é 175 litros. Seu chassi tubular e corpo em fibra de vidro o tornam um carro leve, que pode transportar, no máximo, quatro passageiros, três adultos e uma criança. Além disso, por ter dimensões reduzidas, é um carro ideal para áreas urbanas.

Via Plataforma Urbana

Se os usuários não contam com um centro de serviço por perto, o automóvel pode ser conectado à corrente, pois conta com um compressor elétrico de 220v que pode ser carregado em 3 ou 4 horas.

Via Plataforma Urbana

Como não há combustão durante seu funcionamento, a troca de óleo só é necessária a cada 50mil km. Quando foi fabricado, em 2009, os primeiros testes apresentaram problemas de resfriamento, que foram solucionados com a instalação de um sistema interno de ar condicionado que expulsa o ar através do tudo de escape, com a temperatura variando entre 0ºC e -15ºC.

Via Plataforma Urbana

Por enquanto, o protótipo não tem data marcada para comercialização, no entanto, pelas informações divulgadas até o momento pela fabricante, a Índia poderia ser o primeiro país a comercializar este carro, e espera-se que dentro de pouco tempo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "AirPod: O primeiro automóvel a ar comprimido" 16 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75672/airpod-o-primeiro-automovel-a-ar-comprimido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.