Bienal de Veneza 2012: Instituto Strelka sedia as discussões sobre a elaboração das cidades do amanhã

O criativoInstituto Strelka  da Rússia realizou em agosto uma série de discussões com as vozes mais proeminentes em arquitetura e desenho urbano nos dias da pré-abertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2012. Inspirado pelo tema da Bienal do “Common Ground”, as conversas se concentrarão em como a arquitetura e o design podem dirigir a regeneração física, social e econômica de ambientes urbanos.

Usando cidades russas como ponto de partida, as conversas vão explorar questões mais amplas em desenho urbano em torno de metrópoles globais. Entre os palestrantes estão Reinier de Graaf do OMA, Teddy Cruz, Stefano Boeri, e muito mais.

Programa do Strelka Palazzo:

Discussão: Edição Urbana na Rússia e no Brasil
Oradores: Stefano Boeri, Anastassia Smirnova, Maria Teresa Diniz, Francisca Insulza, Kuba Snopek

O tecido urbano da Rússia e do Brasil é complexo. Densamente povoados, de baixa renda e com favelas abundantes, estas vastas áreas suburbanas compreendem habitações mal construídas, casas ultrapassadas que nem sempre são adequadas para a vida moderna. No entanto, devido ao elevado número de habitantes e as energias que eles desenvolveram esses espaços não podem ser simplesmente ignorados ou apagados.

Em vez disso, deve ser submetidos à edição urbana: desenvolvimento gradual para melhorar a qualidade de vida dos moradores. É fundamental que encontremos soluções para revigorar esses espaços muitas vezes negligenciados e marginais.

Especialistas em arquitetura e urbanismo da Rússia, Itália e Brasil, vão se reunir para discutir como podemos repensar o propósito de microrayons e favelas, e ajudar a sua regeneração em um momento de crise econômica e ambiental global.

Discussão: Microrayons vs favelas

Microcrayons vs favelas – Cortesia do Instituto Strelka

O Instituto Strelka oferece um exclusivo, de livre participação, programa ministrado em inglês de nove meses de pós-graduação com foco especial sobre a cidade. O curso tem uma abordagem holística para a arquitetura, mídia e design. Ele recebe estudantes de todo o mundo e de disciplinas muito diversas como a arquitetura, design, economia, psicologia e antropologia social.

O curso promove a reflexão, colaboração e redes peer-to-peer troca de conhecimento por meio de uma combinação de trabalho de estúdio, palestras, seminários, oficinas e encontros com luminares do desenho urbano, pensadores criativos, administradores públicos, líderes comunitários e empresários. Seja qual for seu plano, se você está interessado em dar forma as cidades do futuro, venha para um almoço casual no Strelka Palazzo e aprenda mais sobre esta oportunidade única do diretor do Instituto Strelka, Varvara Melnikova e diretora de educação Anna Krasinskaya.

Discussão: Acima e Além
Oradores: Eyal e Ines Weizman, Teddy Cruz, Justin McGuirk Continuando com a imprensa da sérir dde ebook de Strelka, três autores discutem seus ensaios.

Farshid Moussavi, Michael Schindhelm e Rem Koolhaas discutindo os projetos de estudantes do instituto – Cortesia do Instituo Strelka

Acima: Antes e Depois, Eyal Weizman e Ines examinam como imagens de satélite são cada vez mais utilizados para determinar leituras históricas e políticas da cidade. Retratando cidades danificadas por bombas ou reatores nucleares no Irã, antes e depois imagens captadas a partir de resultados de captura de espaço, mas nunca os próprios acontecimentos. Como essa remota evidência tem precedência sobre testemunhas humanas no chão, ela cai para a arquitetura contar a história.

Além: Onde está o nosso imaginário coletivo? Teddy Cruz introduz uma ideia do arquiteto como um ativista engajado na política local. Preparado para assumir uma postura mais empresarial, esta nova figura procura expandir as lacunas de mercado e regulatórios para atuar como desenvolvedor, no interesse da comunidade.

Os autores apresentar brevemente as suas ideias e, em seguida, participar de uma discussão sobre como seu trabalho coloca arquitetura em território cada vez mais político.

Discussão: Grande Moscou
Oradores: Reinier de Graaf, Laura Baird

Cortesia do Instituto Strelka

Uma palestra sobre o Projeto Aglomeração da Grande Moscou – um concurso conduzido pelo OMA, Consultoria de Strelka, Projeto Meganom e Siemens para a incorporação de um novo Distrito Federal para o sudoeste de Moscou.

Há algo de paradoxal sobre a ideia de “expandir” Moscou. Em muitos sentidos, a cidade é muito maior do que o território definido nos mapas e mais populosa do que os censos comprovam. Assim, o Projeto Aglomeração da Grande Moscou é menos sobre o planejamento para a expansão urbana nova, e mais sobre o planejamento do desenvolvimento retrospectivo para a expansão orgânica que já ocorreu.

Reinier de Graaf e Laura Baird do OMA vão discutir a visão do consórcio para a integração de territórios existentes de Moscou em um todo coerente e simbiótico.

 

Sobre este autor
Cita: Camila Bortoluzzi. "Bienal de Veneza 2012: Instituto Strelka sedia as discussões sobre a elaboração das cidades do amanhã" 14 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75627/bienal-de-veneza-2012-instituto-strelka-sedia-as-discussoes-sobre-a-elaboracao-das-cidades-do-amanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.