Oklahoma 93 / C Arquitectos

Oklahoma 93 é um projeto de habitação plurifamiliar que concretiza algumas de nossas experiências no âmbito docente, onde foram desenvolvidas tipologias alternativas da habitação urbana.

© Onnis Luque

A intenção foi estudar o tema da casa contemporânea a partir das relações paisagem-cidade, público-privado, interior-exterior, em um projeto em que eficiência e rentabilidade eram as premissas solicitadas.

© Onnis Luque

O resultado é um projeto com 12 habitações de 38, 65 e 80 m2, organizadas em três corpos e dois vazios. Duas estratégias definem o projeto: a mutabilidade do programa, através da qual as habitações são capazes de utilizar o espaço de diversas maneiras, conseguindo uma máxima eficiência em espaços reduzidos, e; a manipulação dos limites físicos e simbólicos, resultando em relações mais complexas e mais enriquecedoras entre a habitação, os vazios, as áreas comuns e a cidade.

Plantas
Corte

Estes limites algumas vezes de desvanecem para vincular uma cozinha com um teto jardim, ou um corredor com um jardim vertical, e alguns outros se dilatam para a criação de fachadas duplas, protetoras da incidência solar, e ao mesmo tempo, habitáveis como terraços. Num ponto de vista próximo a paisagem criada aparece, à distância, está a cidade.

© Onnis Luque

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: C Arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 329 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: México, D.F., México

Equipe:

  1. Arquiteto Chefe: René Caro
  2. Colaboradores: Erika Loana River, Alonso Martínez, Jesús López

 

Informação Complementar:

  1. Consultores: Proyecto Estructural, Cafel Ingeniería
  2. Construção: Martín Glender D.

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Oklahoma 93 / C Arquitectos" 11 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75309/oklahoma-93-c-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.