Casa Di Sassuolo / Enrico Iascone Architetti

© Daniele Domenicali

Esta casa está numa área residencial extensa dos anos 60, em Sassuolo, a terra da empresa manufatureira de cerâmicas Modena. Localizada num setor de casas desvinculadas rodeadas de pequenos jardins, num terreno cuja casa original foi demolida.

© Daniele Domenicali

O projeto utiliza elementos pré-fabricados de madeira para os níveis sobre a terra, enquanto que no subsolo utiliza concreto. O isolamento térmico se levou a outro nível, obtendo uma certificação energética de classe A.

© Daniele Domenicali

Os elementos de madeira com uniões montadas permitiu uma construção segura e precisa, diminuindo os tempos de montagem. Toda a arquitetura é um jogo com os opostos: um grande volume monolítico cujos lados reclusos possuem distintos tamanhos de luzes e aberturas a profundos interiores com vistas para o exterior.

Planta 01

A parede ventilada está revestida em placas finas de cerâmica de cor preta que torna o material mais elegante. As janelas e os batentes das portas possuem um tom bronze. As palmetas de cerâmica cobrem tanto as paredes como a cobertura, que possui uma lâmina fotovoltaica.

© Daniele Domenicali

O programa trata de ser um exemplo de como a tecnologia e a sustentabilidade podem ser combinados numa arquitetura de qualidade e um excelente estilo de vida.

Corte 02

No setor norte a casa apresenta uma frente compacta com o nível do terreno e a área de garagem. Para o leste, os terraços com pisos de madeira e os parapeitos de vidro estendem a luz do exterior ao interior. As luzes natural, zenital e artificial desafiam o interior num desenho peculiar. A iluminação LED acima das janelas gera um hiato entre o interior e o exterior, fazendo esta casa brilhar como um diamante.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Enrico Iascone Architetti
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1600 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Enrico Iascone Architetti
  2. Equipe: Enrico Iascone, Carlotta Menarini, Camilla Belletti, Alberto Vitali
  3. Fotografias: Daniele Domenicali

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Di Sassuolo / Enrico Iascone Architetti " 10 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-75036/casa-di-sassuolo-enrico-iascone-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.