Conservatório Música Bilbao / Roberto Ercilla Arquitectura

O novo Conservatório de Bilbao se situa em uma quadra isenta, do Bairro de Deusto, onde convive com uma importante estação de metro que manifesta ostensivamente seu exterior envidraçado.

© César San Millán

Devido a possibilidade de intervir em todo o espaço circundante, a proposta edificada adere a uma estreita relação com a topografia do sobrado, buscando maior integração e consolidação urbana com o entorno, que um protagonismo singular.

Porque, de fato, estamos falando de um centro educacional, onde deve-se estruturar um amplo programa de aulas, oficinas, locais de ensaio, etc, incluindo um auditório para 400 pessoas.

© César San Millán

O argumento principal do projeto, uma decidida sua localização linear ao fundo da quadra, foi manifestar a inclinação natural de toda a praça através da própria cobertura, deste modo o edifício acompanha o espaço urbano em sua intenção inclinada.

Para reduzir o impacto do volume resultante, o corpo edificado se funde ao terreno, flanqueado por fendas separadoras nos seus lados mais longos.

© César San Millán

No exterior, aparece como um volume elementar envidraçado que abriga em seu interior um segundo corpo fraturado mediando estreitos pátios transversais a fachada que permitem ter luz natural nas aulas e demais recintos, reduzindo o possível impacto acústico proveniente do exterior.

Assim todos os locais recebem luz natural, sensação que se percebe ao circular pelas zonas comuns do edifício.

© César San Millán

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Roberto Ercilla Arquitectura
  • Ano:
  • Área construída: 11300 m²
  • Endereço: Praza Ibarrekolanda Bilbao Espanha
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Praza Ibarrekolanda, Bilbao, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Roberto Ercilla Arquitectura (Roberto Ercilla, Miguel Ángel Campo)
  2. Colaboradores: Laura Angulo. Arquiteto, Patxi Galarraga. Arquiteto, Ana Aizpuru. Arquiteto. Coord.Obra, Agustín Tajada. Desenhista

 

 

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Cálculo Estrutural: L.K.S.
  2. Engenharia: Eko Acústica
  3. Design Gráfico: Ikonografik
  4. Arquitetos Técnicos: Javier Valdivielso, Gorka Sagasti
  5. Empresa Construtora: UTE Conservatorio
  1. Cliente: Governo Basco
  2. Orçamento: 11.595.140 €

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Conservatório Música Bilbao / Roberto Ercilla Arquitectura" 09 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-74971/conservatorio-musica-bilbao-roberto-ercilla-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.