Rotatória ‘Hello Future’ / Molter-Linnemann Architekten

Para comemorar o aniversário de 150 anos da Companhia de Utilidades e Amenidades da cidade de Zweibrücken, Alemanha, a empresa decidiu doar uma rotatória para a cidade que pretendia lidar com o presente e o futuro de Zweibrücken e da própria empresa. Localizada em um ponto dominado pela publicidade, edifícios comerciais e uma enorme quantidade de altos postes de iluminação, Molter-Linnemann Architekten foi convidado para projetar a terceira e última rotatória, conhecida como “a rotatória no cinema”.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

Assim como no momento da criação de filmes, quando o tráfego começou a dominar o ambiente, hoje novamente estamos diante de possibilidades que vão moldar o nosso mundo de novo. Para deixar essa nova condição visível, os arquitetos queriam que o projeto fosse “maior que a vida”, semelhante ao retrato de Tatis “mundo moderno”. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

A cidade de Zweibrücken tem a forma triangular. Em cada ponto do triângulo uma rotatória está localizada, ligando as ruas tangentes da cidade. Isso significa que essas rotatórias têm uma presença pública bem grande. Naturalmente que a concepção de tais rotatórias oferece a possibilidade de expressar a identidade da cidade. A rotatória à entrada da cidade ao sul, decorada com flores, remete às suas cidades gêmeas, a segunda, ao lado leste, exibe uma carruagem, e refere-se ao passado agrícola das cidades.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

Um dos primeiros tratamentos artísticos da rotatória, provavelmente, é o final do filme “Playtime” (1967) de Jacques Tati, em que ele transforma uma rotatória em um carrossel. Tati, cuja crítica da arquitetura moderna e vida moderna tem um tema central em sua obra, sempre comentou o novo com um deslumbramento infantil. Suas rotatórias superlotadas se transformam em uma coreografia maravilhosa do movimento de parar e continuar do trânsito.  Peças definidas de uma feira são trabalhadas e, por exemplo, a combinação associativa de lírios e postes de rua expressam a saudade pelo familiar e pela inocência perdida.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

Arena

Qual é o objetivo do buraco em um donut? Você poderia perguntar o mesmo sobre o meio de uma rotatória. Projetar uma rotatória inevitavelmente produz arte ou paisagismo, porque qualquer forma de utilização real ou funcionalidade é praticamente impossível. Mas alguém que passa por uma rotatória não pode deixar de observar seu centro, assim como o público em um estádio ou um teatro tem que assistir a ação se desenrolar. Um grande número de espectadores garantidos, muito melhor do que um museu. Se a visão se desvia do esperado ou do comum, algum tipo de interação é obrigado a ocorrer resultando tanto na aprovação pública ou rejeição.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

Presente e Futuro

Nossa sociedade está passando por uma oportunidade de paradigma. A transição de uma economia de combustível atômico e fóssil para uma forma de fornecimento e distribuição de energia sustentável representa um grande desafio para as empresas de energia e utilidade. Esta escultura, uma árvore de energia, simboliza a mudança futura para uma economia de energia sustentável, que o nosso cliente, as obras públicas da cidade de Zweibrücken, ativamente aplaude e saúda.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

Os tubos cônicos do caule e galhos referem-se à infraestrutura necessária para abastecer uma cidade com o seu sangue vital, energia e água. Obviamente que também se refere ao cliente, cujos sistemas são na maior parte invisíveis debaixo do solo. Aqui eles saem em campo aberto. As células fotovoltaicas sobre a escultura fornecem a energia necessária para iluminar a escultura à noite.

Cortesia de Molter-Linnemann Architekten

O desenho do pedestal brinca com o movimento do tráfego: as tiras estáticas azuis no pedestal se tornam animadas quando vistas a partir de um veículo em movimento e produzem uma onda contínua, uma referência ao sistema de abastecimento de água. Por fim, o desenho permanece suspenso entre o figurativo e a abstração. Queríamos abrir o campo da interpretação e de associação, tanto quanto possível. Na verdade, um debate animado começou em Zweibrücken sobre o que a escultura parece, e se ela é boa de alguma maneira. Tal como está, estamos antecipando ansiosamente o nome que a escultura receberá quando passada as muitas imagens possíveis e associações, uma delas terá prevalecido.

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Rotatória ‘Hello Future’ / Molter-Linnemann Architekten" 09 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-74828/rotatoria-hello-future-molter-linnemann-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.