HelloWood 2012: Arquitetura Social na Hungria

 

HelloWood - um programa criativo, profissional e social, com uma mensagem que mobiliza mais e mais jovens – foi organizado pelo 3 º ano por MOMEline -Designworks, juntamente com seu novo parceiro de estúdio Reflekt social arquitecture. A semana de campo criativo incluiu 200 estudantes húngaros e internacionais que trabalharam juntos para realizar os espaços sociais e culturais para oito comunidades do nordeste da Hungria. A missão social do projeto foi apresentado na Sziget, Melhor Festival da Europa. Cameron Sinclair, co-fundador da Arquitetura para a Humanidade, elogiou a iniciativa inspiradora do HelloWood por aspirar a mudança social com design inteligente para as comunidades marginalizadas.

HelloWood 2012: Demo Tabor © Sándor Erőss

O campo criativo foi um projeto manual que contou com equipes de colaboração com designers locais e líderes comunitários. O parque de campismo foi situado perto da aldeia de Dedestapolcsany. As aldeias vizinhas se tornaram os clientes para os oito projetos que serão desenvolvidos ao longo do charrette da semana. A abordagem inclusiva para a população local era inevitável para a construção de um sentido de propriedade dos objetos de arquitetura e design entre as pessoas locais. Era também importante que as obras tiveram um efeito imediato na vida da comunidade, com o objetivo de longo prazo da mudança e tocar em pontos cruciais do desenvolvimento local.

HelloWood 2012: Egg for Sziget Festival – © Botond Márton

Péter Pozsár, arquiteto de Reflekt Studio e curador da HelloWood, estava ciente dos desafios para a oficina. As condições culturais e sociais das aldeias tiveram de ser respeitadas. Pozsár e uma equipe de sociólogos começaram um diálogo com as comunidades meses antes das oficinas. Além disso, as equipes tiveram de encontrar a escala para atender às necessidades de seus clientes dentro do curto período de design, uma por semana, que ainda teve um impacto imediato na vida das pessoas dentro das comunidades.

HelloWood 2012: Lanka resting spot © Fekete Zoltán

Os oito projetos são variados e falam com diferentes partes das comunidades. Além da “Oficina de Madeira”, as equipes também construíram projetos para a Oficina de Paisagem, Oficina upcycling, Workshop de Tipografia, Workshop New Media, workshop de animação Stop Motion, Workshop de Fotografia, Oficina de Cinema e Literatura Workshops livro de campo.

HelloWood 2012: Clothes-dragon © Cseh András

Roupas-Dragão foi projetado pelos arquitetos Péter Borbas, András Cseh, Endre Ványolós e sua equipe, incluindo, Dorottya Czakó, Dendel Nikolett, Ferth Tímea, Kerekretyova Zuzana, Krompáczki Péter, Lipusz Roland, Anna Lugbauer, e Nemecz Regina para a vila de Bódvalenke. Inspirado no Festival Dragão anual e do pequeno tanque na aldeia, a equipe decidiu oferecer uma comodidade social para a rotina diária de lavar, organizar e colocar as roupas. A instalação cria um espaço para a interação social no meio das tarefas diárias.

HelloWood 2012: Tiger © Hello Wood documentary team

Tigre foi projetado pelo artista Gábor Miklós Szoke e sua equipe, incluindo, Ádám Farkas, Móricz Eszter, Nadasdy Tamás, Sárkány Krisztina e Török Zoltán para Szakácsi. A escultura é um símbolo de poder que iria defender a comunidade, homenageando a convivência e auto-representação.

HelloWood 2012: Playground © Gulyás Erzsébet

Playground foi projetado por Kay Strasser com membros da equipe Bernhard Brigola, Erzsébet Gulyás, Erzsébet Hosszu, Norbert Pasko, Anikó Tóth, e Gerulf Weber para a vila de Beret. A idéia do projeto era criar um espaço comunitário novo, onde pais e filhos podem construir seus relacionamentos e interagir com outros membros da comunidade.

HelloWood 2012: Cloud with Funnel © Vargha Márk Péter

Nuvem com Funil, projetado por Bence Pap e Vendas Oliver com membros da equipe, Christian Daschek, Dora Medveczky, Gábor Percz, Luca Petrányi, Alma Tóth, e Sara Weichinger para a escola informal de Batonyterenye. A Nuvem com Funil é um palco para apresentações realizadas na escola. A estrutura de nuvem refere-se à “flutuante” natureza meta-física de atuação e teatro.

HelloWood 2012: Pier © Lázár Csaba

Pier foi projetado por András Huszár, Nándor Nagy, Bulcsú Szabó e membros da equipe Dávid Bánsági, Bence Benyusz, Csilla Fekete, Luca Glavatity, Dalma Kato, Ági Szekeres, Zoltán Antal, e Csaba Lázár para o reservatório Lázbérc. O Pier como projetado para se reconectar com o reservatório e a tradição dos antigos balneários com um espaço interior único.

HelloWood 2012: Maigetos © Fekete Zoltán

Maigetos foi projetado por Csaba Rohoska e Norbert Vasváry-Nador e membros da equipe, Bodnar Anita, Sándor Diana, Terleczky Adão, Varga Márton, Varga Panna, e Zsilinszky Bea para a vila de Uppony. A instalação é construída sobre a base da planejada, mas não edificada, torre de vigia. Do exterior é formalmente simples, mas a construção de ripas cria um interessante jogo de luz e sombra.

HelloWood 2012: Landscape Box © Vass-Eysen Áron

Caixa da paisagem foi concebido por Béla Gál, Frikker Zsolt e Aron Vass-Eysen e membros da equipe, Florian David, Gardos Fanni, Gergely Viktória, Horváth Balázs, Magyar Anikó, Robitschko Davor, e Veres Adrienn para o reservatório Lázbérc. Um dos pontos-chave no seu projeto era fazer a estrutura e sua escala de acordo com o ambiente natural e para fornecer um local ideal para descanso e contemplação, para a observação da natureza em constante mudança.

HelloWood 2012: Bóta-Net © Sárközi Péter

Bota-Net foi projetado por Aron Losonczi (Litracon) e Turányi Bence (arquitetos T2A) e membros da equipe, Bárdossy Krisztina, Huszanyik Borbála, Karpati Fanni, Kovalik Viktória, Molnár Máté, Papp Mátyás, e Veres Orsolya para a vila de Borsodbóta. Bota-Net é uma estrutura autoportante modular que está aberta para a paisagem que também cria um espaço íntimo que pode ser preenchida pela comunidade local, formado e usado de acordo com as suas necessidades e imaginação para criar seu espaço próprio na comunidade.

HelloWood 2012: Gossip Bench © Sárközi Péter

Banco da fofoca foi projetado por Dia Harcsa, Dékány Tibor e Hatvani Ádám de Sporaarchitects e membros da equipe Csaba Banyai, Izabella Eftimie, Ticiana Eliza Fekete, Katalin Fésűs, Ákos Karóczkai, Kiss Viktor, e Júlia Thurnay para a vila de Uppony. O banco decora o espaço comunitário existente na frente das adegas, servindo como suporte para reuniões, jantares ou degustação de vinhos.

HelloWood 2012: Tornado © Hello Wood documentary team

Os estudantes foram selecionados de diversas origens educacionais e culturais com base em seus portfolios e cartas motivacionais. Os 200 alunos foram colocados dentro de oito grupos, criando diversas equipes para promover um ambiente colaborativo. Os oito projetos foram presenteados as comunidades em uma festa de encerramento. Alguns dos trabalhos também foram exibidos no Festival Sziget. Os organizadores do festival encomendaram mais quatro instalações para o evento, com 80 voluntários ao longo de cinco semanas. As obras adicionais foram Colosseum, Tornado, e Ovo e Lounge.

Uma exposição apresentando o trabalho durante todo o ano de 2012 HelloWood será mostrada este ano no Design Week Budapeste, abrindo a 01 de outubro (aberto: 1-7 outubro de 2012 12:00 -11:00 pm @ Toldi Cinema, Budapeste).

Saiba mais sobre HelloWood no Facebook.

Imagens via Flickr user MOME line. © All Rights Reserved.

 

 

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. " HelloWood 2012: Arquitetura Social na Hungria " 07 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-74005/hellowood-2012-arquitetura-social-na-hungria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.