Cinema e Arquitetura: Encontros e Desencontros (Lost in Translation)

O segundo filme de Sofia Coppola foi aclamado pela critica, e com justas razões. Ela mostra de uma forma sutil, mas profunda, o contraste entre as culturas japonesa e americana, utilizando a maravilhosa cidade de Tóquio como fundo para isso.

Os personagens estão imersos em um ambiente completamente diferente, onde a atmosfera é mostrada através de cenas em que eles interagem com o ambiente exterior.A representação dessa atmosfera vai além da abordagem comum presente em outros filmes, é uma representação que busca verdadeiramente entender como esses espaços são percebidos.

Como sempre, esperamos seus comentários sobre o filme e, especificamente, sobre o conceito desse choque de culturas e arquitetura.

Cenas do filme

SINOPSE

Bob Harris (Murray), um astro do cinema, que passa pela meia-idade, chega em Tóquio para filmar um comercial para o whisky Suntory, pelo qual ele irá receber dois milhões de dólares. Charlotte (Johansson), uma jovem estudante recém-formada, é deixada para trás em seu quarto de hotel por seu marido, John (Ribisi), um famoso fotógrafo a trabalho em Tóquio. Charlotte não tem certeza sobre seu futuro com o marido, já que acredita que ele tem mais interesse em suas grandes modelos, principalmente uma jovem e popular atriz chamada Kelly (Faris), do que nela. Ao mesmo tempo, o casamento de 25 anos de Bob está desgastado e sem romance, enquanto ele passa por uma crise de meia-idade.

Cenas do filme

Uma noite, depois de uma longa sessão de fotos, Bob retira-se para o bar do hotel. Charlote, que está em uma mesa com John e alguns amigos, avista Bob e pede a um garçom que lhe leve um prato de petiscos. Mais tarde, Bob e Charlotte têm breves encontros toda noite no bar do hotel, até que Charlote o convida para se encontrar com alguns amigos locais. Bob aceita e chega ao quarto de Charlotte vestido com roupas que parecem ser para uma geração mais jovem. Enquanto isso, os dois começam uma amizade e criam um vinculo através das aventuras pelas quais passam juntos na cidade, ao mesmo tempo em que experenciam as diferenças entre as culturas japonesa e americana, e também, entre suas próprias gerações.

Cenas do filme

Na penúltima noite de sua estada, Bob atrai a atenção de uma cantora local. Na manhã seguinte, ele acorda e encontra a mulher em seu quarto, tendo, aparentemente, dormido com ela. Charlote, que chega para encontra-lo para o café-da-manhã, encontra a mulher no quarto de Bob, o que leva a um café seguido por um almoço cheio de conflitos e tensões. Mais tarde naquele mesmo dia, durante um alarme de incêndio no hotel, Bob e Charlotte reconciliam-se e expressam o quanto cada um sentirá falta do outro, fazendo, então, mais uma visita ao bar do hotel. No outro dia, Bob está pronto para sua partida para os Estados Unidos.

Cenas do filme

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Título original: Lost in Translation
Ano: 2003
Duração: 105 min.
País: Estados Unidos, Japão
Diretor: Sofía Coppola
Roterista: Sofía Coppola
Trilha Sonora: Brian Reitzell
Cinematografia: Lance Acord
Elenco: Scarlett Johansson, Bill Murray, Giovanni Ribisi, Anna Faris, Akiko Takeshita, Ryuichiro Baba, Catherine Lambert

 

Sobre este autor
Cita: Marina de Holanda. "Cinema e Arquitetura: Encontros e Desencontros (Lost in Translation)" 05 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73879/cinema-e-arquitetura-encontros-e-desencontros-lost-in-translation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.