Bienal de Veneza 2012: "O Criador de filigrana" / Pavilhão de Kosovo

 

Depois de uma longa luta pela independência, Kosovo tornou-se um novo país Europeu em 2008. Muito da sua paisagem urbana consiste da era Otomana, Austro-Húngara e comunista, maioria da arquitetura que permaneceu quase que intocada pela guerra.  Conforme a riqueza retorna e a economia cresce lentamente, foi despertado um novo estímulo de construção, cobrindo a cidade com uma expansão de fachadas de lojas, apartamentos e edifícios de escritórios.

© Nico Saieh

O Pavilhão de Kosovo dá um passo atrás para refletir sobre o estado atual da sua paisagem urbana, fazendo perguntas importantes sobre como a arquitetura irá afetar o futuro da identidade de Kosovo e, mais importante, o estado emocional e comportamentos dos indivíduos que habitam suas cidades. Com a exposição, “The Filigree Maker” visitantes e participantes em todo o mundo têm a oportunidade de ajudar a moldar o futuro de Kosovo, compartilhando sua resposta emocional a imagens da arquitetura existente. Descubra mais e aprenda como você pode participar, depois do intervalo.

© Nico Saieh

Representado pelo Ministro da Cultura de Kosovo, com seu comissário Bekim Ramku e curador Përparim Rama, o Pavilhão de Kosovo na Bienal de Veneza de 2012 proporciona uma oportunidade aos visitantes de pensar profundamente sobre seus arredores. Com a exposição, “The Filigree Maker”, o pavilhão procura responder a estas importantes questões: O que está por vir para a arquitetura de Kosovo? Como está evoluindo o projeto da paisagem de Kosovo? Como os kosovares se sentem sobre os edifícios que estão em suas cidades?

© Nico Saieh

A exposição, nomeada devida a uma técnica antiga e tradicional de fazer metal que torce fios de arame transformando em joias, tenta fornecer respostas a estas perguntas gravando as respostas emocionais de cada visitante com relação a obras atuais de arquitetura. Além disso, os participantes são encorajados a enviar suas próprias fotos arquitetônicas dos lugares onde vivem, trabalham e constituem família através da mídia social. Isso cria uma biblioteca em constante expansão da atual arquitetura que é classificada pelas emoções que elas evocam.

© Nico Saieh

As imagens estão conectadas à algumas das seguintes emoções: felicidade, tristeza, aprisionamento, emoção, liberdade ou raiva. Cada uma representada por uma cor específica.

© Nico Saieh

Pessoas ao redor de todo o mundo tem a oportunidade de expressar suas próprias reações emocionais através dessas fotografias e compartilhar sua própria visão para o futuro de Kosovo nos termos de projetar a paisagem do país, estabelecendo assim um novo “Território Comum”.

© Nico Saieh

O curador, Perparim Rama afirma: “Esta exposição pretende criar um guia para a atual estrutura, design criativo e inovação futura.”

Você pode participar pelo site oficial aqui.

Equipe de Kosovo: Bekim Ramku, Perparim Rama, Winy Maas, Eliza Hoxha, Teuta Jashari Kajtazi, Valdet Osmani, Sali Spahiu, Ilir Murseli, Astrit Hajrullahu, Nol Binakaj, Fitim Mucaj, Agron Mjekiqi, David Beer, Miguel Fonseca, Desariot Ademaj, Valon Jashari, Besjan Krasniqi, Alush Gashi, Alban Gagica, Vjollca Podvorica, Hana Nixha, Nikki Murseli, Kristal Ivazaj Rama, D-Line.

 

 

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Bienal de Veneza 2012: "O Criador de filigrana" / Pavilhão de Kosovo" 07 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73833/bienal-de-veneza-2012-o-criador-de-filigrana-pavilhao-de-kosovo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.