Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti

 

O Júri Internacional da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza premiou Cino Zucchi Architetti (CZA) com uma menção especial pela instalação “Copycat. Empathy and Envy as Form Makers” (Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma). Sua contribuição é baseada na noção de que “somos todos um pouco plagiadores”, entendendo que a cultura é propagada de acordo com processos “contagiantes” que combinam imitação e inovação. CZA apresenta uma coleção de objetos e imagens “quase-iguais” com a idéia de que é na “similaridade” e não na “originalidade” que as pessoas encontram um denominador comum.

© Nico Saieh

CZA descreve, “A instalação dá corpo à idéia de que culturas formais se propagam através de processos “contagiantes” que combinam imitação e inovação, criando seqüências de artefatos ligados por variações sutis sobre um mesmo tema. Nove armários metálicos estão agrupados em torno de um espaço central com pavimento de aço. Cada um mostra objetos ou imagens conectados por este princípio de “quase-igual”: caixas entomológicas, rolos de amassar pão do Rajastão, fotografias de Giovanna Silva de fachadas da cidade de Milão logo após a Segunda Guerra Mundial, modelos em escala de submarinos, fotografias de Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek de pessoas vestidas com roupas similares, souvenirs de edifícios, uma obra de Charlie Roberts, maquetes de trabalho do próprio escritório CZA”.

 

© Nico Saieh

“Semelhança ao invés de “originalidade”, é o que permite o diálogo entre as pessoas, e o que dá forma aos ambientes urbanos que reconhecemos como os amados cenários de nossas vidas.”

© Nico Saieh

Trabalhos exibidos:

  • Charlie Roberts: Wood Wall Witchcraft, 2012
  • Ari Versluis e Ellie Uyttenbroek: Exactitudes, 1995-2011
  • Giovanna Silva com Delfino Sisto Legnani: Details of Post World War II residential façades from Milan, 2012

Realização: De Castelli – Albino Celato
Com a contribuição de: Ennio Brion, De Castelli, EuroMilano, Marazzi
Vidro: AGC Flat Glass Italia
Obrigado ao: Museo di Storia Naturale di Milano: Entomological boxes from the Brivio Collection

 

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Bienal de Veneza de 2012: Imitação, Empatia e Inveja como Composição da Forma / Cino Zucchi Architetti" 06 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73778/bienal-de-veneza-de-2012-imitacao-empatia-e-inveja-como-composicao-da-forma-cino-zucchi-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.