LEGO completa 80 anos e permanece arquitetonicamente impressionante

 

“Os Legos eram a ferramenta de construção definitiva, capaz de tornar as naves mais avançadas, veículos poderosos, impressionantes edifícios e cidades incríveis. Como uma criança, todos que eu conhecia amavam Lego, e isso nunca pareceu mudar. No colégio, sempre que uma conversa com os amigos aconteceu a mudar sobre os Legos, todos iriam alegremente relembrar seus dias fazendo estruturas fantásticas desses incríveis blocos de apartamentos pequenos. [...] Não há dúvida que os Legos desempenharam um papel de apoio no meu crescimento na valorização da arquitetura.” - Arquiteto Albert Lam, em um blog para a LPA

Quando você pergunta o que os inspirou arquitetos, quase todos (de acordo com um estudo, 99%) podem rastrear chamando de volta para a mesma simples origem: Brincando com seus tijolos LEGO.

O Grupo LEGO, que completa 80 anos hoje (no dia de 10 de agosto de 2012), pode gabar-se que existem cerca de 62 peças de LEGO para cada pessoa na terra. No entanto, não foi até 1958, quando aos novíssimos tijolos de plástico LEGO se incorporou o clássico sistema conector de botão-tubo, que ultrapassou o bloco Froebel (brinquedo de escolha de Frank Lloyd Wright) para se tornar a inspiração arquitetônica maciçamente popular que é hoje.

Mas, enquanto a influência da LEGO em arquitetos podem ser auto-evidente, não muitos sabem sobre a contribuição da arquitetura para o LEGO. Na verdade, apenas através da lente de Arquitetura, você pode realmente entender por quais méritos LEGO tem seu apelido ousado de “O Brinquedo do Século”.

John Hancock SOM Center, em Chicago, via Ezra Stoller © Esto

Encontre mais relações inusitadas entre Arquitetura e LEGO a seguir….

Pelo início dos anos 1960, o estilo internacional moderno tinha criado raízes na América. Austeridade, funcionalidade e simplicidade eram suas características definidoras, incorporados em arranha-céus sem remorso como o Seagram building de Mies Van der Rohe em Nova York, ou a Sears Tower (agora Willis Tower) de Skidmore, Owings, & Merrill, e John Hancock Center em Chicago.

Enquanto isso, em um workshop na Dinamarca, LEGO estava passando por um revolucionário de re-design do si próprio.

Godtfred Kirk Christiansen, o proprietário do Grupo LEGO na época, deu aos seus designers uma tarefa: inventar um novo conjunto de componentes que acrescentariam uma nova dimensão à construção do LEGO. O que eles criaram teria feito seus colegas modernistas orgulhosos: cinco elementos para combinar com os tijolos existentes, mas a um terço da altura. A minimização simples tornou possível construir modelos muito mais complexos do que nunca. Soonafter em 1962, a linha de “Scale Model” da LEGO, diretamente inspirado pelo trabalho de arquitetos e engenheiros, nasceu.

Architect Adam Reed Tucker’s LEGO criações LEGO para exposição no edifício do Museu Nacional “Towering Ambition.” © Flickr uploader kimberlyfaye

De acordo com o jornalista do Washington Post, Phillip Kennicott, o tijolo LEGO foi o brinquedo ideal para sua idade, “ideal para uma era de rápida e aparentemente infinita expansão econômica.” Como arranha-céus modernistas perfuravam nossos horizontes, também fez uma combinação infinita de LEGOs subir perigosamente em quartos de nossa infância. Isso é o que faz LEGO tão inspirador – primeiro cria o gosto tentador do que poderia ser como a sonhar e a construir com ousadia, uma espécie de garantia modernista da possibilidade e da maravilha da arquitetura em si.

A linha Scale Model foi ressuscitada como a série LEGO Architecture, os modelos clássicos de arquitetura que não apenas relembrariam o passado e o presente da arquitetura, mas como um lugar especial na história da Arquitetura LEGO. Assim, como LEGO completa 80 anos hoje (dia 10 de agosto de 2012), tome um momento para pensar no lugar especial do LEGO em sua própria história, e lembre-se daquele senso de admiração que o colocou neste caminho, em primeiro lugar.

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "LEGO completa 80 anos e permanece arquitetonicamente impressionante" 03 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73619/lego-completa-80-anos-e-permanece-arquitetonicamente-impressionante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.