Bienal de Veneza 2012: "Shifting Grounds (Além da Arquitetura Nacional)"/ Pavilhão da Irlanda

 

O Pavilhão irlandês, projetado por Heneghan peng architects com o apoio da Arup, e com curadoria de John McLaughlin, traça uma posição para a arquitetura da Irlanda em uma cultura global em que os modos de produção da arquitetura são radicalmente alterados. A Irlanda desenvolveu uma cultura nacional de arquitetura derivada do lugar local como uma construção material. Eles agora têm de evoluir nossa compreensão à luz da natureza globalizada dos processos econômicos e de produção arquitetônica que é em grande parte dependente de fluxos de rede internacional de produtos e dados. Eles apenas começaram a representar esta situação para eles e outros. Como deve ser sustentada cultural e filosoficamente uma arquitetura global? Como se posicionar fora de pontos de referência nacionais compartilhados?

© Nico Saieh

De John McLaughlin:

Heneghan peng architects foram selecionados como participantes porque eles trabalham em todos os diferentes continentes em uma variedade de projetos diversos. Nosso diálogo levou-nos a discutir as linguagens universais da geometria projectiva e número compartilhado por arquitetos e profissionais afins. No seu trabalho, a forma de realização específica destas geometrias é cuidadosamente calibrada por meio da escolha de materiais e a sua concepção pormenorizada.

© Nico Saieh

A fachada de pedra da calçada do Giant’s Causeway Visitor Centre em Antrim toma medida precisa das propriedades das costuras vulcânicas de basalto da qual é cortada. A extração da pedra é o tema de desenhos de parede que registram o corte de basalto para criar a fachada do Centro de Causeway.

© Nico Saieh

Nós também identificamos a água como o elemento que é compartilhado entre os diferentes locais. Veneza é um lugar perfeito para tomar medidas deste elemento que sugere links para outro sitio – o Vale do Nilo. Uma haste do antigo Egito para medir o nível de água do Nilo inspirou o design de um banco ágil oscilante que convida os visitantes a equilibrar seus respectivos pesos.

© Nico Saieh

O banco constitui um terreno movediço localizado no campo instável de Veneza. Trata-se de medição e calibração do peso do corpo em relação a outros órgãos, em relação ao local da instalação, e em relação à água. Ele está localizado na seção Artiglierie do Arsenale. Seu nível é calibrado com a marca da água alta na alvenaria adjacente do prédio, que marca um ponto de referência horizontal em um mundo flutuante.

© Nico Saieh

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Bienal de Veneza 2012: "Shifting Grounds (Além da Arquitetura Nacional)"/ Pavilhão da Irlanda" 02 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73610/bienal-de-veneza-2012-shifting-grounds-alem-da-arquitetura-nacional-pavilhao-da-irlanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.