Henning Larsen premiado com o Praemium Imperiale para Arquitetura

A Associação Japonesa de Arte nomeou o arquiteto dinamarquês Henning Larsen como o vencedor do Praemium Imperiale de arquitetura.

Criado em 1988 para comemorar o 100º aniversário da Associação Japonesa de Arte e para homenagear o falecido Príncipe Takamatsu, as premiações Praemium Imperiale prestigiam as notáveis realizações em categorias artísticas que não são reconhecidas pelo Prêmio Nobel: arquitetura, pintura, escultura, música e teatro/cinema.

A premiação Praemium Imperiale consagrou:

Pintura: Cai Guo-Qiang (China)

Arquitetura: Henning Larsen (Dinamarca)

Escultura: Cecco Bonanotte (Itália)

Música: Philip Glass (Estados Unidos)

Teatro/Cinema: Yoko Morishita (Japão)

Em relação aos pontos considerados de Henning Larsen, o comitê da premiação declarou: “A luz parece entrar através da cobertura e das janelas, refletindo sobre os pisos e as paredes, preenchendo o espaço de forma sublime – estes efeitos de luz minimamente calculados são umas das maiores características da arquitetura de Henning Larsen.”

Cada premiado recebe um honorário de 15 milhões de yens e um diploma e uma medalha serão entregues pelo patrono da Associação Japonesa de Arte, o Príncipe Hitachi, em uma celebração que acontecerá em 23 de Outubro de 2012.

Em 2011, o prêmio na categoria arquitetura consagrou o arquiteto mexicano Ricardo Legorreta do escritório LEGORRETA + LEGORRETA. Além disso, a Bolsa para Jovens Artistas em 2012 premiou The Sphinx Organization (Detroit, Estados Unidos).

Veja aqui mais projetos de Henning Larsen no ArchDaily Brasil.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano:

Text Message Html

Cita: Fernanda Britto. "Henning Larsen premiado com o Praemium Imperiale para Arquitetura" 02 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73607/henning-larsen-premiado-com-o-praemium-imperiale-para-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.